Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Chuva provoca alterações na programação farroupiha

Compartilhe:

A instabilidade climática é algo presente no mês de setembro, e principalmente durante a Semana Farroupilha. Por isso, a Prefeitura de Canela não descarta alterações na programação do evento, incluindo as de apoiadores como a Estação Campos de Canella.

Durante esta semana, houve alterações na programação teatral no auditório da UCS, devido a cancelamento de algumas escolas. A apresentação da peça “Fábulas do Sul”, terça-feira (17) à tarde, não ocorreu, mas houve duas sessões de teatro nesta quarta-feira (18) pela manhã, com escolas já agendadas.

Por isso, foi remanejado o horário da palestra “Antes mesmo de Paixão Côrtes”, na escola Danton, na quarta-feira. Já os shows d’Os Serranos e d’Os Tiranos estão mantidos no mesmo dia, horário e local. “Pode haver alteração no dia 20, mas vamos aguardar o mais próximo do dia possível para anunciar uma eventual mudança. Setembro sempre é isso, mas se faz o possível para reajustar a programação para evitar cancelamentos”, diz o coordenador do evento, Márcio Cavalli.

O mau tempo de terça-feira também ocasionou no cancelamento da Tarde de Integração das Invernadas, que aconteceria no Espaço Canela Rural. Lá, pela manhã, alguns jovens participaram da primeira etapa do torneio de vaca-parada, da Olimpec, apesar da chuva e da cerração.

ABERTURA E PRIMEIROS DIAS

A Semana Farroupilha de Canela teve sua abertura na sexta-feira (13), no Espaço Canela Rural. As atrações começaram às 19 horas, com danças apresentadas pelo DTG Amigos Estancieiros e pelo Grupo Tapejaras, que construiu um espaço temático no local, reproduzindo uma sala de uma casa de estância.

Antes da abertura, os cavalarianos organizados pelo CTG Querência chegaram com a Chama Crioula. O patrão da entidade, Gilnei Nascimento, apeou do cavalo e, com o guardião do símbolo durante a Ronda Crioula, Moacir Cardoso, a transferiu à pira.

Com a presença do prefeito Constantino Orsolin, do secretário de Turismo e Cultura Ângelo Sanches e do coordenador do evento, Márcio Cavalli, a solenidade teve início às 20 horas. Eles recepcionaram representantes dos apoiadores, que também subiram ao palco.

Depois, o cantor Luiz Marenco iniciou seu show. Ele entoou clássicos como Chão Batido, Batendo Água e o Hino Rio-Grandense, músicas que levaram o público que lotou o Espaço Canela Rural ao delírio.

TROVADORES E SHOWS
No sábado (14), o Concurso de Trova Campeira premiou o canelense Luiz Fernando Barbosa com o primeiro lugar. Ele recebeu R$ 800,00 pelo título. Os outros concorrentes, Turco Chaves (São Gabriel) e Leôncio Amaral (Osório), chegaram atrasados e disputaram o segundo e terceiro lugar.

Porém os amigos, após fazerem uma trova sobre toda a confusão de viagem a Canela, dividiram o prêmio e foram ovacionados pelo público.
No domingo (15), destaque para o show com o Grupo Pontezuela e a dupla Kerolin Acordeonista e seu pai Timóteo, que fizeram o show em tributo a José Mendes, falecido há 45 anos e que marca até hoje o cancioneiro regionalista.

Na segunda-feira (16), ocorreram a Tarde das Invernadas, com DTG’s de escolas infantis, e a Noite das Invernadas, com os DTG’s de Ensino Fundamental e as invernadas pré-mirim, mirim e juvenil do CTG Querência.

PROGRAMAÇÃO

18/09 – Quarta-feira

8h – Vaca-parada da Olimpec, no Espaço Canela Rural.

8h30 – Antes mesmo de Paixão Côrtes. Palestra com Márcio Cavalli, na Escola Danton Corrêa da Silva.

8h30 – Oficina Encilhando o Pingo, com Márcia Cardoso, na Escola Neusa Mari Pacheco-CIEP.

8h – Vida e Obra de Paixão Côrtes. Palestra com Fabiano dos Santos, na Coopec.

9h30 – Teatro a Mil. “Fábulas do Sul”. Grupo Ueba Produtos Notáveis. Na UCS Hortênsias.

13h30 – Vaca-parada da Olimpec, no Espaço Canela Rural

15h – Oficina de obraduras de papel e charla sobre o folclore da mulher gaúcha. Com a 1ª prenda mirim do CTG Querência, Laura Foss Rodrigues Jardim, e a 1ª prenda juvenil do CTG Querência, Ana Carolina Camillo de Oliveira, na Escola Santa Terezinha.

15h30 – Teatro a Mil. “Fábulas do Sul”. Grupo Ueba Produtos Notáveis. Na UCS Hortênsias.

15h30 – Contos e lendas e charla sobre a importância da família no tradicionalismo. Com a ex-prenda mirim da 27ª RT, Maria Eduarda Nunes Lodéa, e a 2ª prenda juvenil do CTG Querência, Ana Caroline Hofmann Lucena, na Escola Neusa Mari Pacheco-CIEP.

19h – Apresentação das Invernadas do CTG Querência, no Espaço Canela Rural.

20h – Show-baile com Os Serranos, no Espaço Rural.Traga um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida, que será repassado a famílias carentes pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação.

19/09 – Quinta-feira

8h30 – 1º Canela Estudantchê e 1ª Mostra Cultural Estudantil. Organização: CTG Querência de Canela, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

9h30 – Oficina Encilhando o Pingo, com Márcia Cardoso, na Escola Infantil Serafina Seibt.

13h30 – Vaca-parada da Olimpec, no Parque de Rodeios do Saiqui

20h – Noite Gaúcha. Roda de chimarrão no Hotel Sesc, na estrada Canela-Gramado. Aspectos da cultura gaúcha, com Márcio Cavalli, e participação do CTG Querência de Canela.

20/09 – Sexta-feira – DIA DO GAÚCHO

10h – Missa Crioula na Igreja Matriz.

11h – Estação Campeira. Gastronomia, dança e música gaúcha, no largo Benito Urbani, na Estação Campos de Canella.

14h – Invernadas do CTG Querência de Canela, no largo Benito Urbani, na Estação Campos de Canella.

15h – Show com Pepeu Gonçalves e Banda, no largo Benito Urbani, na Estação Campos de Canella.

16h – Chegada do Desfile Farroupilha ao Centro.

16h30 – Apresentação de danças com o grupo Os Tapejaras, no largo Benito Urbani, na Estação Campos de Canella.

19h – Show-baile com Os Tiranos e solenidade de encerramento da Semana Farroupilha de Canela, no Espaço Rural.Traga um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida para doação.

23h – Baile com Volnei Gomes e Grupo Cantando o Rio Grande, no Parque de Rodeios do Saiqui. Ingressos a R$ 20,00 e mesas gratuitas. Informações e inscrições pelo telefone (54) 3282.2666 ou pelo Facebook do CTG Querência.