A programação em torno do Setembro Amarelo, uma campanha que visa à prevenção do suicídio, terá uma caminhada marcada para a próxima segunda-feira (30), no Centro. As atividades iniciam-se no multipalco, às 9h30, com aula de zumba. Em seguida, os participantes farão o trajeto até a Catedral de Pedra.
A programação total deverá durar duas horas, e as atividades são abertas e gratuitas. O Centro de Atenção Psicossocial de Canela (CAPS) pede que os participantes vistam uma peça de roupa amarela.
Já na terça-feira (24), ocorreu palestra na Câmara Municipal, voltada a professores da rede municipal. O tema foi o acolhimento das questões da adolescência, abordado pela psiquiatra Ana Martinez e pela psicóloga Soraia Manara.
Na ocasião, a enfermeira Caline Andrade expôs dados a rede pública. Dos 10.885 atendimentos realizados pelo CAPS em 2018, 5% refere-se a tentativas de suicídio*, 15% ideação suicida com plano** e 40% somente ideação***.
* Ato intencional de matar a si mesmo; ato de autoagressão cuja intenção é a morte.
** Quando a pessoa vai desde o flerte até o planejamento detalhado, a encenação e o parassuicídio (refere-se a atitudes suicidas, comportamentos onde há risco de morte ou tentativas mal-sucedidas de suicídio.), que pode ser deliberadamente construído para falhar ou ser realmente letais.
*** Termo médico utilizado para se referir a pensamentos sobre suicídio, que podem ser tão detalhados quanto a formulação de um plano, sem o ato suicida propriamente dito. Embora muitas pessoas que desenvolvam uma ideação suicida não venham a cometer suicídio, algumas prosseguem com a ideia e tentam tirar a própria vida.
Foto: Márcio Cavalli