Canela,

10 de maio de 2024

Anuncie

Trabalhadores do turismo podem se vacinar contra o sarampo neste sábado

Compartilhe:

Ação quer impedir contaminação em Canela, devido ao contato com visitantes de estados com surto da doença

Trabalhadores do setor turístico de Canela estão convidados a receber a vacina contra o sarampo neste sábado (28), nas unidades básicas de saúde dos bairros Canelinha e Leodoro de Azevedo, além do Centro Materno. A chamada “Ação da Tríplice Viral – Sarampo + Rubéola + Caxumba” é voltada somente à população atuante em serviços como hotéis, restaurantes, de transporte, entre outros, incluindo colaboradores de todos os setores, como recepção e serviços-gerais. O foco são as pessoas entre 15 e 49 anos de idade.

A primeira ação ocorreu ainda este mês, no dia 14, mas com pouca adesão por parte dos trabalhadores. Como vários estados brasileiros registram surto de sarampo, a intenção da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar os trabalhadores que recebem turistas desses locais. Segundo a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Canela, Magali Dell Valle Cavinato, a adesão à vacinação, por parte dos trabalhadores do trade, é uma precaução suficiente para controlar a proliferação do sarampo na cidade.

Como o sarampo pode ser transmitido num simples espirro ou contato com gotículas de saliva em uma simples conversa entre recepcionista e cliente ou um aperto de mão, a vacinação torna-se fundamental. Parques, hotéis e pousadas; restaurantes; agências de turismo; empresas de transporte urbano; vinícolas e cachaçarias devem encaminhar seus funcionários para vacinação. As pessoas não precisam ter qualquer receio em receber a dose.

Quem não puder se vacinar neste sábado, é possível buscar durante a semana o Centro Materno Infantil e as UBS Santa Marta e São Luiz (às terças-feiras); e as UBS Canelinha e Leodoro de Azevedo às quintas-feiras. Independentemente do dia, todas as pessoas serão avaliadas por uma equipe de enfermagem antes de realizar a vacinação.

SINTOMAS DO SARAMPO
– Febre acima de 38,5º
– Manchas vermelhas
– Conjuntivite
– Dor de cabeça
– Tosse
– Coriza
– Manchas brancas na boca