Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

UCS oferece assistência jurídica para comunidade carente

Compartilhe:

Fabiano Faes, Daniela Miranda e Alberi Dias

SAJU completa 14 anos auxiliando em questões como separação, pensão alimentícia e regularização de imóveis

O SAJU – Serviço de Assistência Jurídica da UCS – Campus das Hortênsias está completando 14 anos de atuação em Canela e Gramado. Nesta terça (24), a reportagem da Folha esteve acompanhando o atendimento, juntamente com o vereador Alberi Dias (PPS), que é aluno do curso de Direito da UCS, e do procurador da Câmara de Canela, Fabiano Faes.

A coordenadora do SAJU, Daniela Miranda, explicou que o serviço pode auxiliar gratuitamente a comunidade em ações cíveis na Justiça, casos como pensão alimentícia, guarda de filhos, visitas, separação, inventários, usucapião e regularização de imoveis.

Miranda explicou que “apesar de funcionar há 14 anos, muita gente não sabe que existe essa assistência gratuita, porém, os casos serão analisados, com critérios da instituição, para receber ou não a gratuidade”.

O serviço funciona nas terças e sextas, das 15h às 18h, no Campus da UCS, em Canela, mas as pessoas devem ligar, de segunda a sexta, das 14h às 18h, para agendar o seu atendimento, pelo telefone (54) 3282-5200.

Curso de Direito completa 20 anos

O curso de Direito da UCS em Canela completa 20 anos, em 2020, e há 14 anos, os alunos passam obrigatoriamente pelo SAJU, que é uma disciplina do curso. Estes futuros advogados, orientados por dois professores, realizam a condução dos processos.

A média de atendimento é de cerca de 50 pessoas por mês e, atualmente, o SAJU acompanha perto de 400 processos judiciais em Canela e Gramado.

Cidadã Canelense

Por indicação do vereador Alberi, a coordenadora do SAJU, Daniela Miranda, irá receber o título de Cidadã Canelense, da Câmara de Vereadores de Canela. Miranda, que é doutora em Ciências Sociais e mestra em Direito, é uma das profissionais com mais história nos 20 anos do curso de Direito da UCS em Canela.

Foto: Francisco Rocha