Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Dia do Turismo será comemorado com o lançamento do projeto Canela Sem Rastros

Compartilhe:

Município também está engajado na Greve Mundial pelo Clima

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, promoverá uma ação na próxima sexta-feira – 27 de Setembro, para celebrar o Dia Mundial do Turismo. O evento, que será realizado no Espaço de Convivência do Parque Estadual do Caracol (antigo restaurante), a partir das 14 horas, também marca o engajamento do município na Greve Mundial pelo Clima contra o aquecimento global e a degradação do meio ambiente.


O projeto de turismo sustentável “Canela Sem Rastros” tem por objetivo propor iniciativas de mínimo impacto em ambiente urbano e natural. A proposta visa sensibilizar os visitantes e a comunidade local para a necessidade de reavaliação dos padrões de consumo atuais e do impacto gerado ao longo de atividades diárias. Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, o projeto está alicerçado em quatro princípios éticos de sustentabilidade: ambientalmente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito. “O Canela Sem Rastros busca manter para as gerações futuras a mesma qualidade de vida e de turismo da nossa atual geração”, destaca Ângelo Sanches.

SENSIBILIZAÇÃO EM AMBIENTE NATURAL
A solenidade contará com a presença de alunos da Escola Municipal Dante Bertoluci, que participarão de uma sensibilização em ambiente natural, conforme a proposta do projeto Canela Sem Rastros. A atividade será coordenada pelo biólogo Daniel Schlieper e pelo gestor ambiental Phillipe Dummer. Simultaneamente, por meio de transmissão online, o secretário Ângelo Sanches lançará o projeto na ABAV EXPO 2019, maior feira de turismo internacional do Brasil, realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, em São Paulo.

APRESENTAÇÃO OFICIAL NA BRAZTOA 2019
O projeto Canela Sem Rastros será oficialmente apresentado pela Secretaria de Turismo e Cultura durante a realização da Convenção Braztoa 2019, que ocorrerá em Canela, entre os dias 4 e 7 de novembro. A Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo reúne operadoras, entidades colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados responsáveis por cerca de 90% das viagens nacionais de lazer.
A Braztoa ainda promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Durante o evento em Canela será concedido o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019, direcionado às melhores iniciativas inscritas das empresas e organizações do setor de turismo, com finalidade no desenvolvimento de um turismo cada vez mais sustentável.

SOBRE A GREVE MUNDIAL PELO CLIMA
Entre os dias 20 e 27 de setembro, milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo manifestam-se em apoio a Greve Mundial Pelo Clima, com o objetivo de alertar as autoridades a tomar medidas imediatas contra o aquecimento global e a degradação do meio ambiente. Os protestos mundiais são inspirados no movimento Fridays For Future (do inglês sextas-feiras pelo futuro), realizado pela jovem ativista sueca de 16 anos Greta Thunberg, que protesta contra as mudanças climáticas uma vez por semana, quando ela falta aulas em sua escola, em Estocolmo, para sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia.

Foto: Rita Souza