Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Galos de combate são encaminhados para recuperação pela Secretaria de Meio Ambiente

Compartilhe:

Os galos de origem combatente foram apreendidos em uma ação policial ocorrida no início da semana

Em uma ação policial, a BM apreendeu os galos de rinha flagrados após denúncias recebidas pelo 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar, no bairro Bom Jesus, na segunda-feira (23). As aves foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na quarta-feira seguinte, já que o proprietário ficou como fiel depositário, com apoio do 2º Pelotão Ambiental de Canela.

Foram recolhidas 83 aves entre galos, galinhas e pintos. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Jackson Müller, elas foram levadas a um local que lhes favoreça bem-estar, a fim de serem desintoxicadas e reaprender a conviver com outras de sua espécie.

Müller evidencia que se utilizar de galos de rinha não é prática esportiva, mas sim inconstitucional e ilegal, proibida no país desde 1934 pelo Decreto nº 24.645. Inclusive, a Lei dos Crimes Ambientais (nº 9.605/98) não admite “atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados”. No caso dos galos de rinha, os responsáveis amputam as esporas naturais para fixação das artificiais, além de retirar as penas do ventre, das pernas e das asas.

“Por tudo isso, nós vamos intensificar a fiscalização para flagrar mais ocorrências desse crime terrível”, diz o secretário de Meio Ambiente Jackson Müller. Para isso, pede-se ajuda da comunidade, que pode ligar para o telefone 3282.5173 (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana) ou para o 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar, no telefone 3282.8547, resguardado o sigilo do denunciante.