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Abrasel Hortênsias trabalha para o fortalecimento do setor

Evento apresentou um crescimento de 25% em vendas - Foto: Cleiton Thiele
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Entidade vem desenvolvendo várias ações em favor do segmento gastronômico

Mais do que representar um setor, a Abrasel Hortênsias tem uma postura proativa, na qual assume o papel de protagonista no desenvolvimento de um dos segmentos mais relevantes da economia da Região das Hortênsias: o da alimentação fora do lar. Durante o mês de agosto, a entidade promoveu dois encontros importantes, um em Nova Petrópolis e outro em São Francisco de Paula, ambos com o propósito de apresentar aos empresários e lideranças locais o trabalho que é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Destaco a relevância das atividades que vem sendo realizadas pela Abrasel Hortênsias, porque ela se envolve efetivamente em cada uma delas, está cada vez mais inserida em um contexto regional e é isso que precisamos. São Francisco recebeu muito bem esse encontro e quem esteve presente ficou naturalmente interessado pelo trabalho que é realizado, porque reconheceram o valor desse trabalho que está atrelado à gastronomia, mas que também resulta no desenvolvimento do turismo”, declara o secretário de Turismo de São Francisco de Paula, Rafael Castello. 

Presença ativa

Queremos que as pessoas conheçam o nosso trabalho e o quanto ele pode ser útil para o seu negócio. É importante que compreendam melhor qual é o papel da entidade e tudo o que ela tem a oferecer, como a curadoria para eventos gastronômicos, suporte na área jurídica, benefícios exclusivos junto a fornecedores, cursos e qualificações, enfim, diversos serviços que potencializam o desenvolvimento dos negócios ligados a gastronomia”, explica o presidente da Abrasel Hortênsias, Felipe Andreis. Ele reforça que o objetivo da atual diretoria é ser um agente transformador nas comunidades onde está presente, contribuindo de forma ativa no desenvolvimento da alimentação fora do lar, orientando empresários do setor, sugerindo ações, colaborando em eventos já existentes ou auxiliando na criação de novos.

Encontro da Abrasel em Nova Petrópolis reuniu o secretário de Turismo da cidade, Paulo Staud, o presidente da Abrasel, Felipe Andreis e o presidente da Acinp, Marcos Alexandre Streck

Presença no Congresso Nacional da Abrasel

A Abrasel Hortênsias também esteve representada no 31º Congresso Nacional Abrasel, realizado de 13 a 15 de agosto, em Brasília/DF. Reconhecido como o maior encontro de conhecimento e inteligência do setor da alimentação fora do lar, o evento contou com a participação dos principais líderes políticos, empresariais e da gastronomia do Brasil.

IMPORTÂNCIA

Além da programação técnica, os participantes – regionais e seccionais vindas de todo o País – aproveitaram o espaço Lounge de relacionamento Abrasel para fazer uma aproximação junto aos principais parceiros da entidade buscando estreitar negócios. A Abrasel Hortênsias esteve representada pelo seu presidente, Felipe Andreis, pela vice-presidente Carolina Moras, e pelos executivos da entidade, Alberto Ecker e Juliana Ribas. Eles foram convidados a apresentar para os congressistas o modelo de atuação que aplicado na entidade, principalmente no que diz respeito ao apoio e a execução de eventos como o Festival de Gastronomia de Gramado, Gramado Summit, Chefs Gourmet, Chocofest, Festuris e Sabores de Canela . “Saímos do Congresso mais fortalecidos e ainda mais convictos da importância do nosso trabalho no desenvolvimento da nossa região, que tem grande representatividade turística, muito associada a sua diversidade e qualidade gastronômica“, destaca Felipe.

Agilidade, articulações e resultados

A responsabilidade de representar um dos setores mais importantes da economia da Região das Hortênsias faz com que a entidade tenha um compromisso com resultados constantes. Para isso, sabe que precisa ser ágil e articulada, buscando trazer para os associados os melhores resultados. Algumas ações realizadas pela Abrasel Hortênsias nos últimos meses retratam um pouco o papel da entidade e as conquistas alcançadas através do trabalho realizado em diversas frentes:

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Viagem a São Paulo para reuniões com empresas como Cielo, Redecard e GetNet;

VIAGEM AO CHILE

Captação de parcerias para o Festival de Gastronomia incluindo visita a INACAP (Universidad Tecnológica de Chile) e encontro com Cesar Torres, definido como o curador do evento;

VIAGEM AO PERU

Divulgação do Festival de Gastronomia e da cidade por meio da Secretaria de Turismo de Gramado;

PAGAMENTO DE PATROCÍNIO

Páginas para divulgação da Páscoa em Gramado nas mídias sociais do evento, em apoio a Achoco, Chefs Gourmet e Festival de Gastronomia;

CEDÊNCIA DE 385 CORTESIAS

Repasses feitos nos últimos dois anos para a captação de eventos para a região, ações junto as Secretarias de Turismo, eventos municipais, entre outros;

Diretoria e equipe da Abrasel

Eleita em fevereiro de 2019 através de chamada única, a diretoria da Abrasel Hortênsias para o triênio 2019-2021 tem como objetivo principal o fortalecimento das relações com os associados.

CONSELHO ADMINISTRATIVO ABRASEL:

Presidente: Felipe Andreis

Conselheiros Titulares: Carolina Moras, Ronildo Barth, Jader Zuquieri, Mariane Onraet, Graziela Franzen e Rafael Castello

Conselheiros Suplentes: Rafael Peccin e Gustavo Wiesel

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Angelita Foss Ecker

Conselheiros Titulares: Pedro Andreis e Josiani Schmitt

Conselheiros Suplentes: Vanderlei Ecker e Idacir Cardoso

EXECUTIVO:

Alberto Ecker – Seu papel consiste em executar todas as diretrizes definidas pela diretoria, colocando em prática tudo o que compete a entidade, seja através de definições vindas da Abrasel Nacional ou as tomadas pela Seccional RS. Também gerencia as redes sociais da entidade, que têm um cunho institucional.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Carla Leidens – Seu trabalho é de conexão, de relacionamento, construindo ações estratégicas, reforçando e zelando pela marca Abrasel Hortênsias.

11º Festival de Cultura e Gastronomia

A 11ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado foi realizada de 05 a 22 de setembro e reuniu 22 restaurantes, cinco vinícolas/importadoras e cinco cervejarias. Foram 18 dias de evento no qual o público pode provar os pratos apresentados no espaço montado na Rua Pedro Benetti e na Praça Major Nicoletti, no Centro da cidade. Neste ano o homenageado foi o Chile, que esteve muito bem representado através de vinícolas e chefs dos melhores restaurantes daquele País.

PARCERIA NA EXECUÇÃO

Realizado pela Gramadotur, o Festival de Cultura e Gastronomia tem a Abrasel como parceira na sua execução. Isso inclui a gestão financeira (venda de tíquetes, fechamento do caixa e pagamento dos restaurantes), a curadoria dos pratos, além da aproximação com chefs e vinícolas convidadas. Também cabe a Abrasel a organização no que compete a segurança, limpeza, programação cultural, parcerias com o Senac e a UCS na Cozinha Experimental e a realização de sete Festins, que são jantares especiais que acontecem em alguns restaurantes da cidade durante o evento. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento, pois considerando que estamos em um ano difícil, tivemos um crescimento de 25% em vendas e um repasse de 750 mil reais aos associados e parceiros”, revela Felipe Andreis.

Jornalista Ale Guerra fez cobertura especial do evento

Presença dos jornalistas Ale Guerra e Josimar Mello

A Abrasel é uma entidade sem fins lucrativos, então o valor arrecadado através de mensalidades e da participação em eventos é reinvestido no setor de gastronomia e nos associados. Um desses investimentos foi feito recentemente com a contratação de dois profissionais para ampliar a divulgação do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Ale Guerra, jornalista, criador do Cuecas na Cozinha, primeiro blog de gastronomia do País, e Janice Prado, relações públicas, fotógrafa e sommelier. Além da participação de ambos na cobertura do evento, eles realizaram um curso de oito horas que teve como tema “Comunicação digital e fotografia para celular”, para os associados da Abrasel Hortênsias.

DIVULGAÇÃO ESTRATÉGICA

A contratação dos profissionais na área de comunicação foi estratégica. “Apesar de já ter completado 11 anos, o Festival de Cultura e Gastronomia ainda não se consolidou como um indutor de turismo. Por isso, entendemos que é muito importante investirmos em alguém que tenha um alcance e visibilidade para projetar o nosso evento para o centro do País, buscando colocá-lo em evidência no circuito nacional turístico-gastronômico”, explica Felipe Andreis. A Abrasel ainda investiu na vinda de outro convidado especial. O jornalista Josimar Mello, que escreve na Folha de São Paulo e é crítico de gastronomia há mais de 30 anos, também veio conhecer o Festival.

Carolina Moras, Josimar Mello e Felipe Andreis

Fotos: Divulgação