Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Secretaria de Educação combate a evasão escolar na Rede Municipal

Compartilhe:

Foto: Eduardo Idalino

A Prefeitura de Canela está engajada no Programa Busca Ativa Escolar: Fora da Escola Não Pode – uma plataforma para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). A iniciativa busca identificar, registrar, controlar e realizar o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

O responsável pelo programa na Secretaria de Educação de Canela é o chefe de setor Roberto Oliveira, que revela que este ano já foram realizados 116 procedimentos pelo FICAI – Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente. Entre os estudantes envolvidos nos processos, 46 retornaram aos bancos escolares. “As visitas são feitas diariamente e a SMEEL disponibiliza um servidor e um carro para o trabalho. Geralmente as buscas também contam com um representante d a escola envolvida no caso”, explica Roberto Oliveira.

Andamento do processo
A Secretaria de Educação executa a abertura de um FICAI após o estudante registrar cinco faltas consecutivas ou dez faltas intercaladas em um mês. Os cadastros são lançados em uma planilha, para acompanhamento diário de todas as fases do FICAI. “Com este programa estamos visualizando todos os alunos, incluindo os que estão em sala de aula e também fazendo o resgate daqueles que estão fora da escola. A evasão escolar implica na perda de recursos para o município e principalmente na perda de oportunidades para estes jovens, além de gerar distorção de idade/série”, analisa o secretário de Educação, Gilberto Tegner. O Programa Busca Ativa Escolar conta com apoio do Conselho Tutelar e do Ministério Público. “Queremos que as nossas crianças e os nossos adolescentes tenham boas oportunidades na vida e que se tornem adultos de sucesso”, projeta Gilberto Tegner.