Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Programação do Outubro Rosa começa dia 16 em Canela

Compartilhe:

A programação do Outubro Rosa em Canela tem início no próximo dia 16, uma quarta-feira. Serão várias atividades para envolver a comunidade não só nas unidades básicas de saúde como em escolas, nos CAPS, na Academia Municipal e no Parque do Laço Willibaldi Rinaldo Dieterich.

Tarde da Beleza, Momento Beleza, Ação Rosa; caminhada, corte de cabelo, palestra e outras atrações prometem incentivar a conscientização quanto a atitudes preventivas contra o câncer de mama e de colo de útero. Além da Secretaria da Saúde, o Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e a Subseção da OAB Gramado-Canela serão parceiros nas ações. “A programação está bem distribuída pelo município, e tanto as mulheres da zona rural poderão participar”, diz o secretário da Saúde Vilmar Santos.

Criado no início da década de 1990, o Outubro Rosa consiste em um movimento que se baseia na conscientização e na prevenção ao câncer de mama e maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Entretanto, as mulheres também são chamadas quanto à prevenção ao câncer de colo de útero.

Confira a programação:
Dia 16
Pedágio Rosa
Em frente à UBS São Luiz, as m ulheres que passarem pela rua em frente à UBS serão convidadas a fazer o autoteste, além de serem orientadas sobre o câncer de mama (em caso de chuva, o evento será no dia 23).

Momento Beleza
Às 13h30, na Unidade Central SAE, com as pacientes dos grupos e roda de conversa com pacientes que estão ou já passaram pelo tratamento.

Tarde da Beleza
Às 13h, na UBS Leodoro de Azevedo, as mulheres serão convidadas para uma tarde especial. Elas receberão informações sobre o câncer de mama e haverá coletas de preventivos de colo uterino e pedidos de exames de mamografias.

Ação Rosa
Às 13h30, na Escola Balduino Boelter, localizada na Linha São Paulo, as equipes da Secretaria da Saúde, da Emater e do Comdim realizarão coletas de exames preventivos de câncer de colo uterino, pedidos de exames de mamografias, e fornecerão explicações sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Dia 17
Roda de Conversa
Às 15h, na Academia Municipal, acontecerá uma roda de conversa sobre saúde feminina e câncer de mama. Logo após, aula de dança circular para despertar o sagrado feminino, com Melissa Rossi.

Dia 18
Tarde da Beleza
Às 13h30, na UBS Canelinha, na UBS Canelinha, as mulheres serão convidadas para uma tarde especial. Elas receberão informações sobre o câncer de mama e haverá coletas de preventivos de colo uterino e pedidos de exames de mamografias.

Dia 23
Ação Rosa
Às 13h30, na Escola Santos Dumont, localizada na Linha Chapadão, as equipes da Secretaria da Saúde, da Emater e do Comdim realizarão coletas de exames preventivos de câncer de colo uterino, pedidos de exames de mamografias, e fornecerão explicações sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Dia 24
Momento Beleza
Às 13h30, no Centro Materno Infantil, para as pacientes dos grupos da unidade, com as instruções e prevenção contra o câncer de mama.

Caminhada Rosa
Às 9h30, acontecerá a caminhada pelo Outubro Rosa, com início na Igreja Matriz até a Praça João Corrêa.

Corte de Cabelo Solidário
Das 15h às 18h, será realizado o Corte de Cabelo Solidário com a Subseção Gramado/Canela da OAB, na Fundação Cultura de Canela.

Palestra Sobre a Prevenção contra o Câncer de Mama
Às 18h, será realizada uma palestra sobre a Prevenção do Câncer de mama com a Subseção da OAB Gramado/Canela.

Dia 25
Ação do Outubro Rosa
No Parque do Lago, das 16h às 18h30, acontece a Ação do Outubro Rosa do Comdim e da Secretaria da Saúde, onde serão realizadas abordagens e explicações para a população canelense sobre o câncer de mama, com doação de laços cor de rosa.

Dia 30
Tarde da Beleza
Às 13h, nos CAPS, Os pacientes terão uma tarde de cuidados com orientações sobre o câncer de mama e a importância da prevenção.
Ação Rosa
Às 13h30, na Escola Zeferino José Lopes, no Morro Calçado, as equipes da Secretaria da Saúde, da Emater e do Comdim realizarão coletas de exames preventivos de câncer de colo uterino, pedidos de exames de mamografias, e fornecerão explicações sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.