Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

O Menino das Nuvens de Algodão, livro infantil de Lisiane Berti será lançado no domingo

Compartilhe:

O menino das nuvens de algodão

Livro infantil da atriz e dramaturga Lisiane Berti será lançado domingo, 13 de outubro, com a presença da ilustradora e atividades lúdicas.

Em uma época em que as relações de trabalho, na ordem inescapável da sobrevivência, se sobrepõem ao tempo da convivência familiar, é comum que as crianças sejam entregues às tecnologias, como o celular e o videogame, em uma alienação pouco criativa. Próxima dos jovens por ofício e sensibilidade, a atriz, diretora, dramaturga e professora de teatro Lisiane Berti não sucumbe facilmente à desesperança. O lançamento de seu livro infantilO menino das nuvens de algodão é uma prova disso. A obra, que nasceu inicialmente como um monólogo para crianças, mostra que a saída (para crianças e adultos) ainda pode ser pela arte e imaginação.

César e Baleiudo

O livro conta a história de César, um menino que perdeu o pai recentemente em um acidente de trabalho e vive com a mãe e seu fiel amigo, o cachorro Baleiudo. A mãe está sempre ausente, trabalhando muito. Passa a maior parte do tempo sozinho. Na escola, relaciona-se com poucos, pois é extremamente introspectivo. Seu passatempo preferido é olhar as nuvens no céu e desenhar ou escrever sobre o que sente. Seu sonho é chegar até as “nuvens de algodão” e reencontrar o seu pai. 

Lisiane Berti lembra que a narrativa começou a ser desenvolvida em 2013, a pedido de um grande amigo, Charle Oliveira: “Comecei a escrever a peça num momento muito feliz da minha vida, no Peru. Lembro de olhar o céu cheio de nuvens deitada num campo de um Parque Histórico em Cajamarca; terminei o texto em 2015, no Brasil, em um dos piores momentos da minha vida”.

A autora revela ainda que a transposição do monólogo em livro infantil surgiu após o retorno de Ana Rocha ao Estúdio de Pesquisa Teatral da Cia Lisi Berti. Entre uma aula e outra, Ana se revela ilustradora e mostra alguns de seus desenhos. Lisiane, ao perceber a sensibilidade de Ana, encaminha a ela a peça O menino das nuvens de algodão, para que leia. Encantada pela história, Ana dá início aos desenhos do menino e, assim, nesse mútuo reconhecimento artístico, surge a parceria para o livro infantil.

No fim de semana em que se comemora o Dia da Criança, a obra chega ao público em um momento festivo. O lançamento será domingo, dia 13 de outubro, às 16h, no Containner Bistrot (Rua Borges de Medeiros, 580, Canela). Bate-papo sobre o livro, exposição de ilustrações e oficina de desenho para crianças a partir de cinco anos integram a programação. A obra também poderá ser adquirida no Empório Canela e Aroma Literário (livraria online e Feirinha orgânica de Canela).

E vem mais por aí: a Cia Teatro Do Avesso, de Canela, de Cleiton Brandão, vai montar a história de César e Baleiudo. A versão teatral de O Menino das Nuvens de Algodão terá a direção de Maria Lina da Rocha e atuação de Cleiton Brandão (César) e Baleiudo (Gustavo Hofmann Rodrigues), com previsão de estreia para 2020.