Início Canela Carlos Simioni estará em Canela para participar do Amigo de Café

Carlos Simioni estará em Canela para participar do Amigo de Café

Continua depois da publicidade

Para encerrar o último Amigo de Café, projeto que visa trazer personalidades do meio artístico a nível nacional e internacional para cursos rápidos em Canela, o Estúdio fecha com chave de ouro, trazendo o ator, pesquisador e diretor Carlos Simioni, do Lume Teatro de Campinas, um dos mais representativos grupos de pesquisa teatral do Brasil.

Simioni esteve em Canela em 1989, no extinto Festival de Teatro quando o Lume estava iniciando seus projetos e pesquisas sem saber ao certo onde iriam chegar, mas com um propósito: a pesquisa do trabalho do ator. Hoje o Lume é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada ator. Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Criou mais de 20 espetáculos e mantém 14 em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não-convencionais.

Carlos Simioni foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME em 1985 e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira e trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. Atualmente participa em oito espetáculos do LUME : Kelbilim, Cravo Lírio e Rosa, Shi-Zen – Sete Cuias, Parada de Rua, Sopro, Abre- Alas ,Os Bem Intencionados, Prisão para a Liberdade.Apresentou Espetáculos, Demonstrações e ministrou Cursos em : Itália, Alemanha, França, EUA, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Inglaterra, Coréia do Norte,  Noruega, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Egito,  Grécia, Nicarágua, Escócia,  Peru, Bélgica, Israel, Espanha, Equador, Polônia.

Em Canela ele vai ministrar a oficina “A Presença do Ator” e ainda apresentar um pouco da sua trajetória em uma demonstração técnica.

A Oficina “A Presença do Ator”:

Os cursos desenvolvidos pelo LUME abordam diversos elementos que compõem o treinamento do ator, por meio da voz, da energia, da ação, da utilização de objetos, da mímesis corpórea, da utilização cômica do corpo, dentre outras. Carlos Simioni, abordará suas pesquisas desenvolvidas no Lume, envolvendo a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior, e a estrutura física da voz. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. Neste curso trabalharemos a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos LUME durante décadas de pesquisa teatral.