Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Canela é contemplada no Projeto Cidades Digitais

Compartilhe:

O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, está desenvolvendo o Projeto Cidades Digitais em 330 municípios do País, sendo que 14 estão localizados no Rio Grande do Sul. Canela está entre as cidades gaúchas que foram contempladas no projeto, que consiste na instalação de um anel de fibra ótica subterrânea que percorrerá algumas regiões do município interligando unidades de saúde, escolas e órgãos públicos, além de três pontos de acesso público para a comunidade.

O investimento será de R$ 880.570,00 com recursos federais para a instalação de nove quilômetros de dutos e fibras, com o objetivo de promover o desenvolvimento por meio da tecnologia. Conforme o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Canela, Eduardo Macedo, o projeto integrará digitalmente o município. “Não teremos mais limite de dados de trafegabilidade, além de diminuir os custos com o serviço de interligação das redes, que atualmente é executado por uma empresa terceirizada”, explica Eduardo Macedo.

OBRAS DEVEM INICIAR EM NOVEMBRO
Atualmente a empresa contratada pelo Governo Federal está realizando o trabalho de implantação dos dutos na cidade de Igrejinha e assim que concluir o serviço deslocará uma equipe para Canela. A expectativa é de que a instalação dos dutos em Canela ocorra a partir do próximo mês de novembro. “A instalação da fibra ótica é feita de modo robótico, sem a necessidade de danificar ruas ou calçadas”, frisa Eduardo Macedo.

Fotos: Rafael Zimmermann