Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

21ª Feira do Livro de São Francisco de Paula retorna com clima medieval

Compartilhe:

A Feira Medieval, que acontece de 8 a 10 de novembro no Lago São Bernardo, volta para sua terceira edição

A Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula em parceria com a Secretaria de Educação e com o SESC, promovem de 8 a 10 de novembro a 3ª Feira Medieval e a 21ª Feira do Livro. O evento ocorre à beira do Lago São Bernardo, uns dos mais belos cartões postais da Serra Gaúcha e repete o sucesso das edições anteriores ao trazer a magia medieval para tratar de literatura, arte e cultura.

A programação conta com atividades de temática medieval, oficinas de dança e arqueirismo, shows de música celta, contação de histórias, bate-papo com escritores e espetáculos de teatro. Renato Velho, do grupo Bando Celta, é um dos organizadores da feira medieval, que com o apoio do SESC tem o objetivo de propor uma imersão cultural na idade média de forma lúdica e descontraída, promovendo a literatura fantástica. “A ideia de uma feira medieval surgiu durante um trabalho sobre música folclórica mundial que fazíamos há alguns anos. Percebemos que havia público, mas que não havia eventos desse tipo no sul do Brasil”, conta Renato Velho.

A Secretária de Educação Ana Paula Ferreira Cruz ressalta a importância de trazer a educação para fora da sala de aula na forma de cultura e arte. “É mais uma forma que nós trabalhamos a educação integral nas nossas escolas. A Feira do Livro e a Feira Medieval trazem de forma lúdica o ensino para o espaço urbano, aproximando aluno, cidade e educação”, observa a Secretária. Além da magia medieval, a 21ª Feira do Livro traz escritores locais que participarão de bate-papos durante os três dias de evento, bancas com venda de livros e Concurso Literário.

Esse ano, a Feira tem como patrona a socióloga e escritora Maria Lucia da Silva Teixeira. Natural de São Francisco de Paula e estudiosa de fatos históricos, geográficos e sociológicos, Maria já escreveu dois livros sobre a cidade: ”São Francisco de Paula: Ontem… Hoje… e sempre” e ”São Francisco de Paula: Nossa terra…Nossa gente”. Durante essa edição da Feira do Livro, a patrona lançará o seu terceiro livro ”São Francisco de Paula: Um pouco de mim…Um pouco de muitos”, que propõe o conhecimento histórico e cultural da cidade.