Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Bombeiros retiram jovem debaixo de escombros durante incêndio em Gramado

Compartilhe:

A ação corajosa dos Bombeiros possibilitou o salvamento de um jovem de 18 anos, durante um incêndio em uma residência, na noite desta terça (22), por volta das 21h30min, na Rua Maria Virgínia de Oliveira, Bairro Floresta, em Gramado.

Heitor Palhano Dremer estava preso no banheiro da casa em chamas. A ocorrência era atendida pelo Corpo de Bombeiros de Gramado, com o apoio da corporação de Canela.

O soldado Alessandro, dos Bombeiros de Canela relatou que “o local era de difícil acesso, um muro de três com descida. Falei com a mãe do rapaz, ela disse que ele estava tomando banho quando o incêndio começou e não estava encontrando ele. Então, me indicou onde era o banheiro e eu entrei. Havia muita fumaça, fogo, mas eu estava equipado, com proteção respiratória. Fui de quatro, tateando e iluminando, mas a fumaça era muito densa. Encontrei a parede do banheiro, entrei e tinha muita coisa, telhas retorcidas, o box do banheiro retorcido, muita fumaça, foi então que com minha lanterna enxerguei, em meio aos escombros, o ombro do rapaz. Ele estava sentado entre o vaso e o box, com muita coisa em cima dele. Meu equipamento de proteção respiratória estava apitando desde quando achei o banheiro, retirei as coisas do rapaz e verifiquei: tinha pulso e meu ar acabou. Sai correndo, retirei o equipamento de proteção e voltei, quando estava tentando puxar ele para colocar nos ombros o soldado Figueiredo chegou para auxiliar, pegou nas pernas e retiramos ele”.

Após o resgate, Heitor foi socorrido pelo SAMU, encaminhado ao Hospital Arcanjo São Miguel e após transferido para Porto Alegre. Informações dão conta que o jovem está em estado grave, com 94% do corpo queimado e com as vias aéreas comprometidas.

Para conter as chamas, os Bombeiros utilizaram 21 mil litros de água, na ação que durou cerca de três horas. Após combater a casa que já havia sido tomada pelo fogo, a preocupação foi a residência localizada ao lado, que teve a parede lateral atingida, mas sem comprometimento da estrutura.

Fotos: Reprodução