Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Canelenses presentes ao 30º Raízes de Santo Antônio da Patrulha

Compartilhe:

Foto: Divulgação - Márcio Cavalli e Antônio Olmiro dos Reis (d) estiveram no evento na segunda-feira (21)

Canela esteve representada no 30º Encontro dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha realizada naquele município até sexta (25).  No dia 20, Pedro Oliveira e Marcelo Wasem Veeck participaram da abertura oficial, no Centro de Eventos “Qorpo Santo”. Na ocasião, eles foram homenageados pelas várias participações nas edições do Raízes.

Na segunda-feira (21), Antônio Olmiro dos Reis e Márcio Cavalli apresentaram seus trabalhos de pesquisa no evento. Olmiro falou sobre a inspetoria de educação de Santo Antônio da Patrulha em 1928, que teve atuação de Carlos Wortmann, o primeiro professor de Canela. A Prefeitura forneceu o transporte para a ida de ambos. Márcio Cavalli tratou sobre o folclore luso-açoriano do terno de reis em Canela, manifestado por meio da família Seibt, que em 2019 completa 60 anos.

Já Marcelo Wasem Veeck escreveu sobre “Bandeira do Divino Espírito Santo em Canela”, uma tradição açoriana nos meses de maio, quando voluntárias da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes passavam nas casas e comércios da cidade pedindo doações e ofertas para a Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio.

Todos terão seus trabalhos publicados no livro do encontro, que deverá ser publicado em 2020, assim como o folclorista Pedro Oliveira, que fará um levantamento das 30 edições do Raízes.

O Raízes de Santo Antônio da Patrulha é um evento itinerante, que acontece anualmente em um dos municípios descendentes, e foi idealizado pela historiadora drª Véra Lucia Maciel Barroso. Canela, neto de S. Antônio, realizou uma edição do Raízes em 2000.

Independentemente de onde, cada edição reúne historiadores, pesquisadores e memorialistas dos municípios do quadrante patrulhense – são 78 (33 netos, 27 bisnetos e 10 trinetos). “Canela sente-se honrada em participar dessa história e não poderia ficar de fora deste ano 30 do Raízes. Evidentemente, não poderíamos deixar de apoiar os nossos pesquisadores”, diz o secretário substituto de Governança, Planejamento e Gestão Luciano Melo.