Início Canela Programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” trabalhou escovação de dentes com 150 crianças...

Programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” trabalhou escovação de dentes com 150 crianças no Interior

Continua depois da publicidade

Atividade foi realizada na Escola Zeferino José Lopes, no Morro Calçado

O programa Sorriso Saudável, Futuro Brilhante, da Secretaria de Saúde de Canela, encerrou suas atividades deste ano na Escola Zeferino José Lopes, no Interior de Canela, na quarta-feira (30). além dos estudantes do Morro Calçado, outros das escolas Santos Dumont (Linha Chapadão) e Balduino Boelter (Linha São Paulo) também integraram um cronograma de ações em prol de uma correta escovação bucal.

Conforme o dentista Carlos Gabriel Pacheco dos Santos, responsável pela aplicação, o objetivo foi levar orientações quanto aos cuidados com os dentes a localidades de difícil acesso em visitas periódicas. Segundo ele, a água consumida na zona rural não possui flúor como na que abastece a cidade, e a falta desse mineral, aliada à falta de escovação, tende a resultar em graves problemas de dentição.

Nas três escolas da zona rural, o trabalho do dentista Carlos Gabriel consistia em reunir as crianças, explicar sobre como escovar os dentes e supervisionar a escovação de cada uma, com aplicação de flúor. Ao final, ele distribuía kits com escola e pasta dental para levar para casa.

Feito o diagnóstico, alguns casos com problemas sérios precisaram ser encaminhados às unidades de saúde na cidade.

Fotos: Márcio Cavalli