Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” trabalhou escovação de dentes com 150 crianças no Interior

Compartilhe:

Atividade foi realizada na Escola Zeferino José Lopes, no Morro Calçado

O programa Sorriso Saudável, Futuro Brilhante, da Secretaria de Saúde de Canela, encerrou suas atividades deste ano na Escola Zeferino José Lopes, no Interior de Canela, na quarta-feira (30). além dos estudantes do Morro Calçado, outros das escolas Santos Dumont (Linha Chapadão) e Balduino Boelter (Linha São Paulo) também integraram um cronograma de ações em prol de uma correta escovação bucal.

Conforme o dentista Carlos Gabriel Pacheco dos Santos, responsável pela aplicação, o objetivo foi levar orientações quanto aos cuidados com os dentes a localidades de difícil acesso em visitas periódicas. Segundo ele, a água consumida na zona rural não possui flúor como na que abastece a cidade, e a falta desse mineral, aliada à falta de escovação, tende a resultar em graves problemas de dentição.

Nas três escolas da zona rural, o trabalho do dentista Carlos Gabriel consistia em reunir as crianças, explicar sobre como escovar os dentes e supervisionar a escovação de cada uma, com aplicação de flúor. Ao final, ele distribuía kits com escola e pasta dental para levar para casa.

Feito o diagnóstico, alguns casos com problemas sérios precisaram ser encaminhados às unidades de saúde na cidade.

Fotos: Márcio Cavalli