Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Gramado 65 anos: prefeito anuncia programação do aniversário da cidade

Compartilhe:

65 bolos de aniversário serão feitos para comemorar o aniversário da cidade

A programação de aniversário dos 65 anos de Gramado foi lançada nesta sexta-feira (08), pelo prefeito Fedoca Bertolucci (PDT). O evento ocorreu no Centro de Cultura Prefeito Arno Michaelsen, com a presença de autoridades e convidados.

Para marcar a data, várias ações, envolvendo a comunidade gramadense e pessoas que fazem parte da história da cidade, estão programadas para ocorrer ao longo do mês de dezembro.

O chefe do Executivo ressaltou que a intenção da comemoração do aniversário é um resgate da história de Gramado que completa 65 anos no dia 15 dezembro.

“Eu acho importante que Gramado tenha essa história registrada, bem registrada, com fidelidade e transparência. E, certamente, homenageando esses gramadenses, que lá atrás, mesmo quando ainda éramos um distrito de Taquara, já pensávamos nessa independência, e tivemos ela no dia 15 de dezembro de 1954”, disse o prefeito.

Ele também falou sobre os avanços da cidade, principalmente na questão do turismo.

“De lá para cá, Gramado concentrou muito de sua economia, atenções e reflexões no segmento do turismo. E nos transformamos então nesse case tão bonito e que nos deixa tão responsáveis, porque Gramado no estágio que alcançou, também trouxe para si, a responsabilidade de segurar essa peteca. Isso não é fácil. A gente sabe que atingir o topo é bem mais fácil do que manter-se nele”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 9/12 (segunda-feira)
Abertura com lançamento da exposição Retratos da Nossa Gente;
Local: Rua Coberta;
Horário: 17h30 às 19h;
O que é: exposição fotográfica em homenagem a 20 personalidades importantes na história de Gramado. A iniciativa tem como objetivo retratar e valorizar pessoas das mais diversas idades, classes sociais, profissões e localidades do Município.

Dia 10/12 (terça-feira)
Dia da Cultura Gramadense;
Local: Escola Senador Salgado Filho;
Horário: 9h;
O que é: apresentações das Bandas municipais e atividades do Dia da Cultura Gramadense.

Dia 11/12 (quarta-feira)
Jantar Gramado Tradicionalista;
Local: CTG Manotaço;
Horário: 19h;
O que é: noite para reviver e reconectar as origens tradicionalistas. Além das apresentações artísticas também será realizado um jantar por adesão, com pratos tradicionalmente gaúchos, no valor de R$25.

Dia 12/12 (quinta-feira)
Entrega da Comenda dos 65 anos;
Local: Recreio Gramadense;
Horário: 19h;
O que é: evento para a entrega dos 65 anos a 65 cidadãos que contribuíram, e ainda contribuem, para o progresso da cidade.

Dia 13/12 – (sexta-feira)
Encontro Gramado e seus Colonizadores;
Local: Praça das Etnias;
Horário: 18h;
O que é: evento para contar um pouco da linda história dos nossos colonizadores. Apresentações artísticas portuguesas, italianas e alemãs, além da participação dos fornos com a produção das mais variadas comidas típicas.

Dia 14/12 – (sábado)
Almoço ”Onde Gramado Começou”;
Local: Esporte Clube Ipiranga, na Linha Nova;
Horário: 12h;
O que é: o almoço ”Onde Tudo Começou” será realizado na Linha Nova. O cardápio tradicional da sociedade será desenvolvido pelo Clube Ipiranga. Os cartões para o almoço estarão a venda diretamente no Esporte Clube Ipiranga, ao valor de R$35,00.

Dia 15/12 – (domingo*)
Culto Ecumênico e apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado;
Local: Igreja Nossa Senhora de Lourdes;
Horário: 17h30;
O que é: culto Ecumênico será realizado na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Haverá, também, apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, além dos corais do Projeto Canta Gramado.

Dia 15/12 – (domingo*)
Encerramento das festividades com bolo e parabéns;
Local: Museu do Trem;
Horário: 19h;
O que é: evento de encerramento das festividades. Na ocasião, serão servidos 65 bolos, confeccionados exclusivamente pelas doceiras (os) da nossa comunidade. Esses maravilhosos pratos darão um tempero todo especial à ”Cantata de Parabéns” que fechará, com chave de ouro, a programação de aniversário da nossa amada cidade de Gramado.

*Atividades em endereços diferentes.
Fotos: Carlos Borges