Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Academia de Arte e Cultura completa sete anos em atividade

Compartilhe:

Projeto social mantido pela D’arte Multiarte comemora resultados e se prepara para 2020.

Com a plateia lotada e emoção à flor da pele, o projeto sociocultural Academia de Arte e Cultura encerrou mais um ano em atividade no último domingo (10) e completou sete anos transformando realidades em Canela. 

Cerca de 300 pessoas prestigiaram a apresentação do espetáculo “Os Bastidores”, que foi exibido em duas sessões na D’arte Espaço Multicultural, mesmo lugar onde acontecem as aulas. 

Desde 2012, a Academia de Arte e Cultura transforma a realidade de crianças e adolescentes de Canela, oportunizando aulas gratuitas de diferentes modalidades artísticas para alunos da rede pública de ensino. Atualmente, a iniciativa atende 120 alunos com idades entre sete e 16 anos.

Ao longo de 2019, os alunos estimularam seu desenvolvimento pessoal e artístico em seis modalidades: ballet, artes visuais, teatro, acrobacia aérea, técnica vocal e acrobacia de solo. Em agosto, eles tiveram aulas teóricas sobre os bastidores de um espetáculo incluindo nomes técnicos e funções, e em setembro, estiveram no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, para uma visita guiada.

Além de oportunizar vivência artística aos jovens, o programa é uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Os alunos de técnica vocal  Erick Reis Liberatto e Maria Cecília do Amaral Fernandes são exemplos. Este ano, os dois conseguiram suas primeiras oportunidades de trabalho remunerado. Erick, 16 anos, se apresentou na cerimônia de abertura da 31ª edição do Festuris. Já Maria Cecília, seis anos, será uma das protagonistas do espetáculo “Meu Sonho de Natal”, que integra a programação natalina do ParkShopping Canoas.

“É muito gratificante pra gente ver o resultado real do nosso trabalho. Como sempre reforçamos, o nosso projeto não é apenas ocupacional, temos o objetivo também de formar novos artistas, por isso nosso cuidado como a escolha dos professores que não são apenas técnicos em suas áreas, mas também artistas em atividade”, ressalta Carolina Parmegiani, coordenadora geral do projeto. 

Para que mais talentos tenham a oportunidade de se desenvolver, a Academia de Arte e Cultura depende da colaboração de apoiadores. Um deles é a Aquarius Contabilidade. “Emocionante, esse é o resumo da apresentação de final de ano da Academia. Graças a projetos como esse, juntamente com o apoio da sociedade, nossa juventude tem a oportunidade de conhecer e se apaixonar pela arte, libertando-se de amarras e pré-conceitos sociais que por muitas vezes são limitantes para a experiência humana”, declarou Fernandes Eninger, consultor da empresa que apoia o projeto desde o início do ano.

Atualmente, a iniciativa tem ainda o patrocínio do Mundo a Vapor, Piva Magazine, Estação Sonho Vivo, Redemac Madeiras Caracol, Mãos do Mundo e espetáculo Korvatunturi, apoio especial de System Produções Técnicas, Estampar Serigrafia e Sergio Azevedo Photos e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), que oferece o transporte das crianças.O projeto é uma iniciativa da D’arte Multiarte em parceria com a Associação Cultural das Hortênsias. 

Foto: Sérgio Azevedo