Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

1º BPAT comemora 15 anos e recebe denominação histórica Batalhão Major José Nicoletti Filho

Compartilhe:

Na tarde de quinta-feira (28), o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), comemorou com uma formatura militar a passagem dos seus 15 anos de atuação na Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Vale do Paranhana.

Na solenidade foi Instituída a denominação histórica do 1º BPAT, passando a se denominar Batalhão Major José Nicoletti Filho. Ainda na oportunidade entregue a Comenda da Ordem do Batalhão Turístico da Brigada Militar, no Grau Comendador, aos três netos do Major Nicoletti: José Nicoletti Junior, Marco Antônio Nicoletti e Átila Nicoletti.

A Comenda da Ordem do Mérito Turístico da Brigada Militar no Grau Comendador, é atribuída a personalidades civis cujos laços com a Unidade Turística da Brigada Militar são notadamente fortes, auxiliando no engrandecimento da imagem institucional, quer por suas presenças em nossos eventos e formaturas, quer por responderem de pronto as necessidades e anseios de suas comunidades acerca das questões de segurança

Major JOSÉ NICOLETTI FILHO – (24/02/1871 – 05/12/1937) foi um dos precursores da criação do Município de Gramado, também esteve nas fileiras da Brigada Militar, onde comandou o 6º Corpo Provisório da Brigada Militar, nomeado em 1923, pelo então Comandante – Geral da Brigada Militar, coronel Affonso Emílio Massot.

O 1º Batalhão Turístico

A Unidade foi criada a 18 e instalado a 19 de novembro de 2004, tendo como sede no município de Gramado, o 1º BPAT tem a área de responsabilidade territorial abrangendo onze municípios. Na Região das Hortênsias: Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Picada Café; na Região dos Campos de Cima da Serra, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana e São Jose dos Ausentes; e no Vale do Paranhana: Igrejinha e Três Coroas; ainda Santa Maria do Herval.

Fotos: Eliton Velho