A Prefeitura de Canela iniciou, hoje (02), novo contrato emergencial de recolhimento de lixo, com a empresa Serra e Mar Transportes. Para regularizar a coleta estão sendo disponibilizados cinco caminhões que, desde as 7h estão percorrendo os bairros do município.
A coleta estava paralisada desde a semana passada, quando encerrou o contrato com a empresa Geral Transportes, que realizava o serviço na cidade.
Uma nova licitação para a coleta de resíduos está em andamento, porém, o processo está suspenso diante de recursos interpostos pelas empresas participantes, os quais estão em prazo de análise na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, o biológo Jackson Müller, os valores do contrato emergencial são de R$ 375.650,01. O destino final será por conta da Prefeitura, com um valor de R$ 106,00 a tonelada disposta em São Leopoldo. A Geral recebia R$ 471.264,44 por mês.
“A Geral Transportes nos informava que transportava 1.000 toneladas por mês. Hoje (02), iniciamos a pesagem e nossa estimativa é que este número baixe para 850 toneladas de lixo transportado por mês”, afirma Müller.
Os custos, com isso, devem reduzir, segundo Jackson Müller, e ainda com implementos de serviço, como a coleta de resíduos verdes, que até então não era realizada.
Outra ação proposta pela Prefeitura é triagem e reciclagem, que devem reduzir os custos de disposição final, que será contratado diretamente pela prefeitura, evitando impostos sobre notas. “A economia será de R$ 120 mil por ano, só com esse procedimento”, explica Jackson. “Os serviços emergenciais estão saindo mais baratos, mesmo seis anos depois da licitação com a empresa anterior”.
Roteiros
Para finalizar, o secretário afirma que, “a princípio, neste contrato emergencial não serão trocados os dias do roteiro, acontecerá a otimização da coleta para garantir a frequência e regularidade”.
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