Canela,

23 de abril de 2024

Anuncie

Diretor Zeca Brito tem sessão com debate sobre o filme Legalidade, em Canela

Compartilhe:

O personagem de Leonel Brizola é interpretado pelo ator Leonardo Machado, que morreu em 2018, vítima de câncer Foto - Divulgação

O Movimento Cultural Darcy Ribeiro, de Canela, promove uma sessão do longa-metragem Legalidade, no próximo dia 8, a partir das 16h, na Escola Neusa Mari Pacheco.

Após a sessão, o diretor da obra, Zeca Brito, estará a disposição para debater a história com os presentes.

Sobre o filme

O longa-metragem recupera o movimento popular conhecido como Legalidade, quando o governador Leonel Brizola se encastelou por 14 dias no Palácio Piratini, transformando a sede do governo gaúcho em um centro de resistência para garantir a posse do então vice-presidente João Goulart. A ação se passa em agosto de 1961, quando o então presidente Jânio Quadros renunciou à Presidência e os militares deram início a negociações para impedir a posse do vice.

O filme do gaúcho Zeca Brito, com Cleo Pires e Leonardo Machado, que infelizmente partiu antes de a obra ficar pronta, também conta o amor entre uma repórter do Washington Post e espiã a serviço dos Estados Unidos, e dois irmãos, um jornalista e um antropólogo.