Canela,

17 de março de 2024

Anuncie

Corsan inaugurará Unidade de Saneamento Especial das Hortênsias

Compartilhe:

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai inaugurar a Unidade de Saneamento Especial das Hortênsias nesta quinta-feira (12), às 16h30. A USE está localizada na Avenida das Hortênsias, próximo do limite dos municípios de Gramado e Canela.

Com a inauguração, a Companhia reafirma o seu reconhecimento à importância da Serra Gaúcha e investe no desenvolvimento do saneamento. A nova unidade chega para aproximar o diálogo entre os poderes do Estado e agilizar o deslocamento de equipes, melhorando o sistema integrado das duas cidades para tornar a região mais atrativa e para conquistar parcerias público-privadas. A escolha das instalações foi definida por se tratar de um local estratégico, entre Canela e Gramado, visando à unificação dos dois sistemas.

Com mais de 1.300 m² de área, vai abrigar e administrar cinco Coordenadorias Especiais: de Manutenção (Ceman), voltada à execução dos serviços de manutenção da rede de água e esgotos, bem como substituições e extensão das redes; de Operação (Ceope), dirigida à operação do sistema, envolvendo as áreas de manutenção eletromecânica, elétrica e operação das estações de tratamento de água e esgotos; de Obras (Cepro), que tem como atribuições o planejamento, fiscalização e acompanhamento de obras do sistema; de Clientes de Canela (Cecli-CN) e de Gramado (Cecli-GR), para atendimento ao cliente e atividades comerciais da Corsan nas respectivas cidades.

A nova unidade surge como um conceito de administração que divide setores importantes, permitindo que cada coordenador trate com maior brevidade as ocorrências das cidades de Canela e Gramado. O prédio também será a central da administração da USE, financeiro, almoxarifado, gestão de pessoas e demais funções que envolvem a administração do sistema. Será utilizado ainda como garagem dos veículos, caminhões, equipamentos e materiais utilizados nos serviços de rotina e obras do sistema. 

Novas conquistas

A USE já viabilizou uma série de melhorias, entre elas: conclusão da adutora de água bruta, passando de 230 L/s para mais de 280 L/s; ampliação das instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 e da capacidade de tratamento da ETA 2; início das obras de novo reservatório em Canela; ampliação da subestação de energia; início das obras da centrífuga para reutilização de água da lavagem de filtros da ETA 2; substituição e ampliação de mais de 8 km de rede de abastecimento, com investimento superior a R$ 1,2 milhão; instalação de reservatório de 100 mil litros de água no bairro Aspen; convênio para implantação do sistema de coleta e tratamento na bacia da Estação Dutra; convênio com o município de Canela para instalação de quatro estações compactas e redes coletoras de esgoto; e ordens de início para a construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Santa Terezinha, em Canela, e Linha Ávila, em Gramado.