Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Os políticos não gostam da imprensa

Compartilhe:

Sempre escrevi que a imprensa no Brasil não é imparcial. Mas, quer saber? Que bom que é assim, se tá gritando é por que está doendo!

A imprensa não é imparcial

Sempre escrevi que a imprensa no Brasil não é imparcial. A imprensa, aliás, em nenhuma parte do mundo é imparcial.

Aqui lhes fala um jornalista. Veja bem, quando você vai realizar uma cobertura e tratar de um tema, seja ele qual for, seu julgamento já está afetado pelo que você pensa da política, da vida, do mundo.

Por mais que existam técnicas para que o texto se atenha apenas aos fatos (o famoso “o quê, quem, quando, como, onde e por que), o “o quê” e o “por que” podem ser alterados dependendo da maneira que o jornalismo enxerga aquele fato.

Isso não é nenhuma crítica aos colegas de profissão, é apenas uma constatação de quem há mais de 20 anos vive neste meio. E também não é nenhum pecado, cada um vê o mundo de uma maneira e isso é o bonito da vida e da democracia.

Pecado mesmo é insistir nesta bobagem de imparcial, quando não somos, nem nunca vamos ser.

No más, existe público para todos.

Os políticos não gostam da imprensa

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro produziu mais uma de suas pérolas, disse que os jornalistas estão em extinção. Mas, isso não é prerrogativa dos jornalistas, como bem disse o blog O Antagonista, o que está em extinção, mesmo, é político honesto.

Aliás, Bolsonaro tem, quase que diariamente, atacado a imprensa. Acabar com o fundão eleitoral que é bom… nada!

Os políticos em geral não gostam da imprensa, não é de hoje que quem está no poder tem a mania de matar o mensageiro.

Já tivemos toda a espécie de tentativa de controle da comunicação no país e no mundo. Alguns leitores se enganam acreditando que a culpa é da imprensa e optam por mídias alternativas, blogueiros e “carvalho” a quatro.

Em contrapartida, crescem sobremaneira as fake news, e o povo, apesar de estar na era da informação, está, cada vez mais, mal informado.

Eu tenho como princípio, aqui na redação da Folha, que se não tiver alguém descontente na semana, nosso trabalho não foi bem-feito, pois não levantamos nada relevante para denunciar.

E é por isso que os políticos não gostam da imprensa, por que a imprensa tira eles desta zona de conforto, levanta o tapete e mostra o que tem por baixo, seja em qual for o nível, federal, estadual ou municipal, em cada gabinete, haverá um jornalista na posição de persona não grata.

E quer saber? Que bom que é assim, se tá gritando é por que está doendo!

Foto: Reprodução