Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Corsan envia água de Gramado para garantir abastecimento de Nova Petrópolis

Compartilhe:

Foto: Reprodução/O Diário de Ivoti - Barragem no Arroio Santa Isabel está praticamente seca

Nesta semana, a Corsan divulgou que está levando água de Gramado para abastecer Nova Petrópolis, devido à vazão reduzida nos pontos de captação deste município. A medida de contingência visa garantir o abastecimento de Nova Petrópolis, que está enfrentando severa estiagem, agravada por casos de desvio irregular de água. Nesta semana, a Brigada Militar identificou oito barramentos irregulares, que estavam interferindo na disponibilidade de água da captação. A Prefeitura vai abrir esses barramentos, o que deve aumentar a vazão de água disponível.

Segundo O Diário, de Ivoti, em situações normais, a barragem Santa Isabel, principal fonte de abastecimento do município, possui um volume de água de 8,4 metros, mas que atualmente ela se encontra com apenas 1,70 metros, mais de seis metros abaixo do volume normal.

Nova Petrópolis tem captação de água em três poços artesianos, localizados na Barragem São Jacó, onde o arroio Santa Isabel está praticamente seco, e no arroio Ackermann.

Reunião realizada na sede da Corsan, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (5), alinhou ações conjuntas entre a Companhia e a Prefeitura. A Corsan está perfurando novos poços para reforçar o abastecimento do município.

Segundo o chefe da unidade especial das Hortênsias da Corsan, Ermógenes Bodanese, o sistema de Gramado tem água suficiente para disponibilizar a Nova Petrópolis, uma vez que somente enfrenta dificuldades estruturais em momentos de grande fluxo de turistas, principalmente nas festividades de fim de ano. Os reservatórios de Gramado estão atualmente cheios, com possibilidade de disponibilizar algumas cargas de água para Nova Petrópolis.