Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Canela está criando centro de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia

Compartilhe:

Projeto visa fomentar e qualificar o empreendedorismo local

O secretário Municipal de Governança, Planejamento e Gestão de Canela, Luciano Melo, esteve visitando a redação da Folha, na última terça (5), para anunciar que a inauguração do Centro Integrado de Inovação e Desenvolvimento de Canela (Cidica) está prevista para o final do mês de março. O espaço, que ficará na rua São Francisco (ao lado da Madeiras Caracol), focará na integração entre gestores públicos e empreendedores.

Foto: Francisco Rocha – Luciano Melo em visita à redação da Folha

A estrutura agrupará incubadora de empresas, Departamento de Desenvolvimento Econômico, Escola de Empreendedorismo, Espaço de Negócios, Sala do Empreendedor e Observatório, entre outros espaços. Aproveitando a capacidade da área, o Município alocará no espaço a Junta Militar e criará lá o futuro Procon, para defesa dos direitos do consumidor.

O Cidica atuará no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com todos os setores, criando um ecossistema local de ponta a ponta, como um “irradiador” de ideias. Com isso, será oportunizado o surgimento de uma nova economia no município: a de negócios voltados à tecnologia e à inovação, a partir de um ambiente propício à geração de negócios.

Investir em inovação é um grande passo para Canela. Hoje, a principal economia do município é o turismo. Para incentivar a inovação, temos como base experiências de Santa Catarina e dados como os de Israel, que investe 4,7% do PIB em inovação e por isso é destaque mundial”, explica Melo.

Todo o projeto do Cidica foi apresentado por Melo em recente reunião semanal do prefeito com o Executivo municipal, que contou com a presença de Paulo Sérgio Wichmann, do Sebrae, que deverá ter papel importante em projetos de educação empreendedora no Cidica. “É um grande projeto de onde partirão investimentos e oportunidades. Canela amplia seus horizontes ao apostar nessa ideia”, falou o prefeito Constantino Orsolin.

O Cidica é a segunda das três ações do projeto Canela Cidade Empreendedor, lançado pelo governo municipal. A primeira foi a Lei Canela do Futuro, que busca atrair investidores por meio de benefícios fiscais. A última será o futuro Canela Parque Empresarial I e II.

Alguns números repassados pelo Secretário:

– Em 2016, em média, eram necessários 69 dias para a abertura de uma empresa em Canela

– Hoje, de 10 a 15 é o prazo para a abertura de uma empresa. Com o Cidica, a ideia é que esse número reduza para um ou dois dias.

– 70% da economia de Canela é baseada nos serviços relativos ao turismo, porém, cerca de 5.000 pessoas ainda saem da cidade para trabalhar

– Por outro lado, empresas que necessitam de mão de obra especializada tem que ir buscar colaboradores fora de Canela, realidade que pretende se mudar com o novo centro