Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Política pra que te quero

Compartilhe:

Política, pra que te quero I

Como escrevi na semana passada, iniciou ontem, oficialmente, o calendário eleitoral 2020, com a abertura da janela partidária, aquela que permite que vereadores troquem de partido sem justa causa, mantendo seu cargo até o final do mandato.

A janela começa sem nenhuma mudança oficial, mas com muitas conversas nos bastidores. Tudo indica um esvaziamento do PP, outrora um dos maiores partidos da cidade, e um crescimento do MDB de Constantino Orsolin.

A janela encerra dia 3 de abril e no dia seguinte encerra o prazo para a descompatibilização, ou seja, quem ocupa um cargo em comissão se afastar para concorrer.

Política, pra que te quero II

Como escrevi na semana passada, a eleição já começou. Um exemplo disto foi a sessão da Câmara de Vereadores desta semana. Após um ligeiro “arranca rabo” entre dois carecas de plantão, a audiência da Casa do Povo cresceu. Aumentou a plateia e o número de pessoas assistindo a transmissão ao vivo bateu o pico de 150.

Os vereadores, claro, aproveitaram o ensejo e, cada um dentro de sua estratégia, elevou o tom do discurso.

De relevante na pauta, pouca coisa, quase nada.

Política, pra que te quero III

A grande notícia da semana passada veio aos 45 minutos do segundo tempo da sexta, a confirmação que o prefeito Constantino Orsolin foi absolvido em primeira instância no processo-crime que respondia na Justiça Federal sobre o tornado de 2010.

É grande mesmo a notícia, pois tal processo era o mais grave que o prefeito enfrentava. Agora, imagine o quanto isso esvazia o discurso da oposição e renova o ânimo de Orsolin para a corrida eleitoral.

Há quem fale, ainda, que tal decisão anima também os emedebistas simpatizantes da chapa pura.

É, amigo leitor, como dizia Saramago, “das habilidades que o mundo sabeessa ainda é a que faz melhordar voltas”!

Política, pra que te quero IV

A única confirmação, até o momento, da movimentação eleitoral, é a entrada da família Valle no governo Constantino. Patrícia Valle assume o cargo de subsecretária da Saúde, provavelmente nesta semana e, com a descompatibilização de Vilmar Santos em abril, ela deve conduzir a pasta até o final das eleições.

Já o seu marido, o ex-vereador Fernando Valle, está de férias e só fala de política após o 31 de março, mas pode trocar o PP pelo MDB.

Quem também saiu de férias por 15 dias é o prefeito Constantino, então, são 15 dias para ele voltar e, quem sabe, começar as conversas sobre eleições.