Canela,

26 de setembro de 2024

Anuncie

Eleitores deixaram para a última hora e formaram grande fila

Compartilhe:

Foto: Francisco Rocha

CANELA – Não fez a biometria? E agora?

A quarta-feira (11) foi de grandes filas nos cartórios eleitorais de 22 municípios gaúchos. Isso porque muitas pessoas deixaram para fazer o cadastramento biométrico no limite do prazo. Mesmo com o aumento da procura, 208 mil eleitores não realizaram o procedimento, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Esse número inclui as pessoas que ficaram na fila e não conseguiram realizar a biometria e aquelas que não procuraram os cartórios eleitorais.

Em Canela, não foi diferente, desde o final de semana, a fila em frente ao Cartório Eleitoral chamava a atenção. O dia com mais procura foi mesmo o último, a quarta (11).

Dos 33.063 eleitores canelenses, apenas 26.931, ou seja, 81,45% fizeram o procedimento obrigatório.

O que fazer se perdeu o prazo?

Automaticamente, o cidadão que não fez o procedimento terá o título de eleitor cancelado, correndo o risco de não votar nas eleições 2020. Para garantir participação no pleito municipal que decidirá os futuros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, esses eleitores terão até o dia 6 de maio – 151 dias antes da votação – para reverter o cancelamento do título.

O cidadão tem de comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identificação e comprovante de residência para reverter o cancelamento.