Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Taquara – Secretaria de Saúde cria Gabinete de Crise contra o Coronavírus

Compartilhe:

Disque Vigilância foi a primeira ação para auxiliar o atendimento à comunidade

A fim de avaliar respostas e planejar ações em função da constante mudança do cenário em relação ao novo coronavírus (COVID-19), a Secretaria Municipal de Saúde criou o Gabinete de Crise, que consiste num grupo que visa a redução de prejuízos, articulação e monitorização de ações referentes ao COVID-19. Os encontros serão a cada dois dias, sendo o primeiro ocorrido na quarta-feira (18), e o próximo nesta sexta-feira (20), às 11h30min, na própria secretaria.

Uma das primeiras ações foi a disponibilização de um novo número de telefone, chamado de Disque Vigilância, que estará atendendo de segunda à segunda-feira, das 7h às 19h. Qualquer pessoa pode pedir informações e esclarecimentos pelo número 51 9 9681 9737. Além do contato já existente da própria Vigilância Sanitária que é o 51 3541 9304, que estará à disposição de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

O grupo também iniciou a confecção de cartazes e banners com esclarecimentos sobre os sintomas e o que fazer no caso de suspeitas. Eles explicam que nem todos os sintomas gripais são considerados suspeita de Coronavírus. Há duas situações que devem ser observadas: 1ª) Se há febre, sintoma respiratório e houve retorno de viagem internacional há menos de 15 dias; 2ª) Se há febre, sintoma respiratório e houve contato próximo com caso suspeito ou confirmado no período de 15 dias.

Para estas duas situações as orientações são: permanecer em casa e fazer contato com a Vigilância Sanitária para que seja feita a coleta domiciliar para o exame, evitar ao máximo o contato com outras pessoas e dirigir-se à Unidade Básica de Saúde apenas se os sintomas não melhorarem.

Seguindo as orientações da Vigilância Sanitária de Taquara, considera-se febre a partir de 37,8°, os sintomas respiratórios são tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, dor de garganta e coriza, e, o que se quer dizer com contato próximo é conviver no mesmo ambiente ou ficar dois metros de outra pessoa que tenha os sintomas alertados acima.