Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Vacinação: Cidades da região iniciam preparação para a vacinação contra a Influenza

Compartilhe:

As vacinas para a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começarão a ser aplicadas na rede pública a partir do dia 23 de março somente para idosos e trabalhadores da área de saúde — eles foram priorizados por causa do novo coronavírus, também chamado de Sars-Cov-2. Com o passar dos dias, outros grupos do público-alvo terão direito às doses. O Ministério da Saúde indica que a vacinação contra a gripe não evita o ataque do Sars-Cov-2.

Canela
A campanha de vacinação inicia na segunda-feira (23) e segue até dia 22 de maio. As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 17h. Nas comunidades rurais, será às segundas à tarde, durante o programa Médico no Interior.

Confira mais dados sobre a vacinação na cidade aqui: Canela – Vacinação contra a Influenza começa segunda-feira


Gramado
A campanha de vacinação segue o cronograma nacional, com início em 23 de março e fim em 22 de maio. A cidade irá disponibilizar um ponto extra de vacinação para pessoas idosas. Esse ponto extra será o Expogramado, que atenderá das 8h às 17h somente para pessoas idosas. A recomendação é, portanto, que esta parcela da população se dirija apenas ao Expo para garantir a sua imunização.
A medida adotada pela Secretaria da Saúde pretende proteger os idosos contra o coronavírus – em função de o Expo ser um espaço mais arejado e amplo

Confira mais dados sobre a vacinação na cidade aqui: Gramado – Vacinação contra Influenza inicia na segunda-feira


Nova Petrópolis
A cidade de Nova Petrópolis vai antecipar a campanha de vacinação. As equipes de Saúde de Nova Petrópolis vão se mobilizar para a antecipação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A ação, proposta pelo Ministério da Saúde, inicia no próximo dia 23 de março em todo o Brasil, com a imunização de idosos e profissionais de saúde. Em Nova Petrópolis, que recebeu 1.200 doses da vacina contra a influenza, a vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos seguintes horários: UBS Centro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Os Postos de Saúde do interior atenderão das 7h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h. No dia 23, apenas idosos, portando Carteira de Vacinação ou Cartão Nacional de Saúde, e profissionais de saúde, que apresentaram comprovante que atuam na área, serão vacinados.
De acordo com a secretária de Saúde de Nova Petrópolis, Claudia Pires, é muito importante que a população faça a vacina contra a gripe, para que haja uma compreensão mais apurada no quadro de diagnóstico do coronavírus – COVID-19. “É importante destacar que essa campanha é de imunização do vírus da influenza, ou seja, essa vacina não previne o contágio do coronavírus. Porém, a vacina contra a influenza vai auxiliar no diagnóstico de pacientes, pois, se a pessoa se imunizou contra a influenza e ainda assim apresentar sintomas de gripe, pode ser que esteja infectada com o coronavírus. Então, essa campanha visa, principalmente, o diagnóstico”, ressalta a secretária.

FASES DA CAMPANHA

A campanha será dividida em três etapas:
Fase 1 – A partir do dia 23, serão vacinados idosos e trabalhadores da saúde;
Fase 2 – A partir do dia 16 de abril, serão vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos;
Fase 3 – A partir de 09 de maio, serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

RESULTADO SATISFATÓRIO
O chamamento aos grupos prioritários se deve ao fato de que neste grupo a eficácia da vacinação apresentou resultados satisfatórios. Consequentemente, levou à redução de complicações e internações causadas por problemas respiratórios, bem como também diminuição de óbitos, segundo a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, da Vigilância Epidemiológica de Gramado. A meta de vacinação é de 90 % de cada grupo.

A aplicação da vacina deve ser feita o mais breve possível, pois leva de 15 a 20 dias para alcançar a sua eficácia. A Secretaria de Saúde adverte que a vacina não pode ser aplicada em caso de febre, quadro gripal ou alergia a algum componente da vacina.

MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA H1N1 e GRIPE

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
– Manter o ambiente ventilado.
– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
– Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
– Proteger com lenço (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de aerossóis.
– Evitar aglomerações.
– Orientar os pais que, quando o estudante apresentar febre ou tosse, deve permanecer em casa e procurar atendimento médico.