O COVID-19 está alterando os padrões de uso das redes de
telecomunicações, especialmente da Internet: funcionários de
governos e empresas estão trabalhando na modalidade home office,
universidades e outras escolas estão adotando ferramentas de
educação a distância, pessoas confinadas em suas casas buscam
notícias, jogam on-line e assistem a filmes na modalidade streaming,
em plataformas como Netflix e outras similares.
Tudo isso
está levando a um aumento substancial do uso da Internet, podendo
gerar uma queda do padrão de serviços, especialmente velocidade e
disponibilidade da rede, justamente em um momento em que a mesma
precisa estar operando em seu melhor nível, como uma importante
ferramenta no combate à pandemia.
Essa preocupação já
está chegando aos governos, com a União Europeia tendo solicitado
às plataformas que disponibilizam conteúdos digitais operando na
modalidade streaming, especialmente a Netflix, que passem a divulgar
seu conteúdo no modo standard, e não em alta definição (HD), como
forma de diminuir o volume de tráfego.
Essa providência
torna-se ainda mais importante em um momento em que essas plataformas
abrem seu sinal, disponibilizando-o a mais usuários. As autoridades
europeias pedem aos usuários que cooperem, privilegiando o uso de
Wi-Fi e usando baixas resoluções, sempre que possível, e estão
monitorando o uso das redes, podendo intervir se a situação se
tornar crítica.
Texto: Vivaldo José Breternitz