Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Por que as pessoas não sorriam em fotos antigas?

Compartilhe:

Já olhou para uma velha fotografia em preto e branco e se perguntou: “Por que os rostos sérios?” Você talvez já tenha ouvido que era porque o tempo de exposição da câmera era muito longo ou que, devido ao trabalho odontológico ruim, as pessoas não queriam mostrar os dentes.

Embora essas situações pudessem contribuir, o principal motivo pelo qual as pessoas não sorriam estava mais relacionado a cultura do que a má tecnologia.

Antes da fotografia, a pintura era o único modo de preservar a imagem de uma família ou pessoa. Era costume que famílias e indivíduos tivessem expressões sérias e majestosas nessas pinturas encomendadas. Se elas sorrissem, seria apenas discretamente.

Sorrisos largos, mostrando os dentes, eram considerados inadequados para retratos. Mesmo em outros tipos de pinturas, sorrisos largos eram frequentemente associados à loucura, embriaguez ou à um comportamento imaturo.

Quando começamos a sorrir nas fotos?

Quando a fotografia foi apresentada como uma nova maneira de registrar a semelhança de uma pessoa ou família, as pessoas continuaram a tradição de não sorrir porque isso lhes era familiar.

Então o que mudou? Como passamos de expressões sérias a dizer “Xis!” para sorrir? Isso teve início com à câmera Brownie de 1900, uma das primeiras câmeras acessíveis e preço baixo ao público. As pessoas começaram a capturar imagens fora do padrão formal, que incluíam fotos de sorrisos e risos espontâneos.

À medida que a tecnologia fotográfica foi se tornando mais acessível às pessoas, a fotografia com sorrisos espontâneos tornou-se mais comum. Os sorrisos surgiram em fotografias mais formais quando as pessoas optaram por mudar a postura rígida dos velhos tempos.