Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Onyx Lorenzoni alerta que RS está empurrando pico da epidemia para o forte do inverno

Compartilhe:

Onyz Lorenzoni. Foto: Reprodução

Para o Ministro da Cidadania, é hora do Estado e dos municípios implementaram a retomada das atividades

O Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, deu entrevista ao programa Time Line, da Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda (6), quando disse que é preciso considerar a questão da economia e do emprego neste enfrentamento da pandemia de Covid-19. “É necessário o equilíbrio e bom senso”, disse o ministro.

Segundo Onyx, a característica da dispersão do novo coronavírus no mundo está intimamente relacionada com a questão climática, já que o vírus gosta de temperaturas baixas.

“O que acontece se nós retardamos a entrada do vírus, que é inevitável? Vamos levar para o forte do inverno, quando aumenta a população nas UTIs hospitalares, especialmente de crianças”? Questionou.

“Equilibrar tudo isso é complexo, se por um lado temos que combater a doença e preservar nossos idosos, por outros temos que não permitir que a miséria, a fome ou a tragédia familiar de não ter um prato de comida na mesa destrua, talvez, até mais”, defendeu. “É parecido com o paciente que tem câncer, se o profissional errar na dose, ele mata o câncer e a pessoa”, disse.

Respondendo à reportes, o ministro afirmou que tem “esta preocupação e fica um ponto de reflexão para as autoridades de saúde os municípios e do estado do Rio Grande do Sul”.

Quando perguntado se seria melhor se as pessoas tivessem contato com o vírus agora, o ministro disse que este é um ponto de reflexão: “temos que pensar se a gente quer que este pico ocorra lá no inverno ou agora, quando é um pouco mais seco e um pouco mais quente”.

Lorenzoni finalizou defendendo que ocorra uma abertura gradual das atividades econômicas. “Precisamos começar a caminhar neste sentido, nós vamos ter que voltar a vida normal, cuidar dos nossos idosos e de maneira gradual retomar a atividade”, finalizou.

Ouça a entrevista completa: