Canela,

7 de agosto de 2024

Anuncie

Gramado – Transporte coletivo passa a operar com o horário de sábado

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana informa que a partir de segunda-feira (27), o transporte coletivo operará com tabela horária de sábado, contemplando as linhas da zona rural. A decisão partiu do aumento de usuários nas linhas nos últimos dias. Desde o dia 30 de março o transporte público vinha trabalhando com horário de domingo. “Como não houve demanda pelo serviço na zona rural, exceto na Serra Grande e Linha Furna onde o serviço foi mantido, as demais linhas do interior não estavam em operação. Os ônibus estavam rodando vazios, e para permanecerem andando há um custo muito elevado. Por esse motivo havíamos instituído o horário de domingo, pois analisamos que do dia 23 ao dia 30 de março houve uma queda muito significativa na quantidade de pessoas dentro dos veículos”, afirma o secretário de Trânsito, Luiz Quevedo.

Ainda conforme a secretaria, o monitoramento no número de usuários ocorre semanalmente. Enquanto antes da pandemia de Covid-19 cerca de 4700 pessoas por dia utilizavam o transporte coletivo, na semana do dia 23 de março até 07 de abril esse número chegou a uma média de 350 pessoas por dia. Porém, houve dias que esse número foi ainda menor: de 170 passageiros.

Após 07 de abril, com o decreto municipal que permitiu a abertura de lojas de chocolate, salões de beleza e barbearias, houve um aumento na demanda, subindo a média para entre 600 e 800 pessoas por dia usando as linhas. Nesta semana, com a reabertura do comércio houve um registro de 900 passageiros/dia.

Conforme a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, o normal para este período seria o transporte de 120 mil. Com o isolamento, porém, foram 25.304 pessoas utilizando os veículos coletivos.

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana reforça ainda que não será permitido nenhum passageiro em pé nos veículos. Caso seja necessário, um aumento da frota nos horários de pico poderá ocorrer.

Prefeito Fedoca recebe vereadora Manu para esclarecimentos

Nesta tarde de sexta-feira, dia 24, o Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, recebeu a vereadora municipal Manu da Costa, que possuía solicitações da comunidade do Quilombo. Na ocasião ela trouxe a demanda dos moradores. Gilnei Garcia, gerente-geral da empresa Gramado Turismo, também participou da reunião e trouxe os esclarecimentos dos motivos pelos quais houve uma diminuição da frota nas ruas. A redução foi necessária devido à quantidade de passageiros que estavam utilizando o transporte público. “Na primeira semana de isolamento houve períodos que tivemos 200 usuários por dia”, relata Gilnei.

Com a reabertura gradativa do comércio, a demanda aumentou nesta semana, o que permitiu a mudança na tabela de horários. Gilnei ressaltou que diversas medidas de higienização estão sendo tomadas, como o desligamento do ar-condicionado, a abertura de janelas anteriormente bloqueadas e a fixação de informativos sobre o Covid-19 nas janelas.

Fotos: Carlos Borges e Fernanda Fauth