Canela,

15 de julho de 2024

Anuncie

Hotelaria deve estar liberada a partir de 8 de maio em Canela e Gramado

Compartilhe:

Foto: Lu Zanatta/Estrategiacom

Nos outros municípios da Região atividade já estará liberada a partir de amanhã

Autoridades municipais se reuniram na manhã desta quinta-feira, 30, para tratar assuntos relacionados a prevenção ao Coronavírus.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra e prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre abriu o encontro que contou também com a presença dos prefeitos de Gramado João Alfredo Bertolucci, de Nova Petrópolis Regis Hahn, de Picada Café Daniel Ruckert, de São Francisco de Paula Marcus Aguzzolli e, de Canela, o vice-prefeito Gilberto Cezar e o secretário de governança Vitor Müller.

Quanto a abertura dos hotéis, foi consenso entre os presentes, mas, conforme orientação de profissionais de saúde pública, as operações poderão funcionar com até 50% da capacidade, sendo que cada unidade, após uso, deve ser higienizada e ficar por 7 dias sem ocupação. Uma série de normas serão exigidas, conforme decretos municipais a serem lançados.

A princípio, em Canela, Gramado e São Francisco de Paula, a hotelaria estará autorizada a reabrir a partir do dia 8 de maio, dando alguns dias para que todos tenham tempo hábil para se adequarem as exigências em relação às normas de higiene e proteção contra a Covid-19.

Os demais municípios – Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Picada Café e Santa Maria do Herval – devem liberar a hotelaria amanhã, dia 1º. Parques turísticos, bem como museus, também poderão reabrir, mediante adequação e cumprimento das normas, na mesma data da hotelaria. Estas decisões serão mantidas caso não seja lançado decreto estadual com outras normas. Nova Petrópolis abrirá o Parque Aldeia do Imigrante, também a partir de amanhã, dia 1º.

Alugueis por temporada, ginásios de esportes, bem como esportes em grupos, ou seja, com mais de duas pessoas, seguem suspensos. Os demais segmentos seguem com as regras de distanciamento e outras normativas dos decretos vigentes.

Em todos os municípios o uso de máscara é recomendado e a fiscalização será bem rígida, sempre colocando como prioridade a saúde da população.

Importante também salientar que as normas podem ser um pouco diferentes entre os municípios, respeitando sempre as realidades locais de cada um.

“Os empresários devem ter consciência de cumprir as normativas a fim de evitar a disseminação do vírus”, afirma o prefeito de Gramado João Alfredo Bertolucci.

Os prefeitos que fazem parte da Amserra salientam que aguardam novo decreto estadual para seguir a mesma linha de prevenção ao coronavírus.