Início Gramado Brigada Militar receberá Moção de Aplausos em Gramado

Brigada Militar receberá Moção de Aplausos em Gramado

Continua depois da publicidade

Homenagear grandes feitos é uma das atribuições dos Legisladores, assim sendo, na sessão de hoje (11), uma Moção de Aplausos aos policiais militares, que atuaram em ação no dia 1º de novembro de 2019, em uma tentativa de sequestro na Linha 28, foi aprovada por unanimidade.

A honraria será entregue em data a ser acordada, após o término da pandemia COVID – 19, e foi proposta pela vereadora Manu da Costa (Republicanos). 

Vereadora Manu da Costa

Conheça mais a história:

No dia 1º de Novembro de 2019, a Brigada Militar foi informada de uma tentativa de sequestro na Linha 28 em Gramado, onde após confronto com policiais, os criminosos conseguiram fugir.

Rapidamente foram acionadas as guarnições e Policiais Militares de Gramado, Canela e do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, deslocaram e cercaram a área. Na noite o Comando do 1º BPAT solicitou apoio ao Comando Regional da Serra (CRPO Serra), que enviou para a região 40 Policiais Militares do 4º BPChoq de Caxias do Sul, que ajudaram a cercar a área na Linha Quilombo, Carahá, Linha 28 e Morro do Arame, visando capturar os criminosos e trazer tranquilidade para os moradores.

No sábado os Policiais Militares de Gramado prenderam um homem e uma mulher em um veículo Palio, no Bairro Várzea Grande, que vieram à cidade para tentar resgatar os criminosos que estavam na mata.

NOVO SEQUESTRO NO BAIRRO PLANALTO

Na noite de domingo (03), um dos criminosos, ainda em fuga do cerco, armado, rendeu uma família no Bairro Planalto, próximo a uma pousada, por volta das 19 horas, levando as três vítimas no veículo Pajero pertencentes a eles.

Logo as guarnições iniciaram as buscas. Após quase três horas com as vítimas rendidas na camionete da família, a Policial Militar de serviço na sala de operações da BM de Canela, visualizou na câmera em frente ao Parque do Caracol o veículo passando em direção ao interior. Rapidamente, a policial repassou a informação aos colegas que estavam nas buscas, que se deslocaram para a localidade, onde o carro foi interceptado por uma guarnição na Estrada do Caracol, próximo ao teleférico, momento que o criminoso foi ao mato. Não houve confronto com o criminoso, pois os Policiais Militares agiram tecnicamente para preservar as vítimas. No veículo estavam às três pessoas da família que foram resgatadas ilesas.

Na sequência, novo cerco foi montado, sendo mobilizados aproximadamente 144 Policiais Militares na região. Guarnições de Brigada Militar de Gramado, Canela, POE, 4º Batalhão de Choque, de Caxias do Sul, do Estado Maior do 1º BPAT, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), de Porto Alegre, Seção de inteligência do 1º BPAT, do CRPO Serra, da Agência Central de Porto Alegre e do Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de Gramado. Várias barreiras foram montadas e propriedades vistoriadas, além de incursões em área de mata.

Após quase 70 horas ininterruptas de cerco, a Brigada Militar encerrou as buscas. O último criminoso, após fugir da região, acabou preso pela polícia no outro dia no município de Taquara.

Nos dias que seguiram a Brigada Militar continuou realizando policiamento, com a Base Móvel Comunitária, na área rural de Gramado e Canela, visando restabelecer a ordem pública e a tranquilidade na região, além de trazer a sensação de segurança para os moradores.

Abaixo seguem os nomes dos Policiais Militares que representarão seus colegas nessa homenagem:

Representando os Policiais Militares da Brigada Militar do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra):

Coronel Glauco Alexandre Braga

Representando os Policiais Militares da Brigada Militar de Gramado:

Capitão Lemartine Venzo, Tenente Idarlei Santos Pinto, Sargento Lucas da Silveira Flores, Soldado Mauro André Machado de Oliveira.

Representando os Policiais Militares da Brigada Militar de Canela:

Tenente Robriane Dalsin, Sargento Luis Fernando Rezende Carvalho Junior, Soldado Fátima Tamisia Santos da Rosa.

Representando os Policiais Militares do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 1º BPAT:

Sargento Gabriel Elias Richter, Soldado Sebastiao de Farias da Silva, Soldado Eli Batista Fávero.

Representando o Batalhão Rodoviário de Gramado:

Tenente Cleu Minuzzo.

Representando os Policiais Militares do 4º BPChoq, Caxias do Sul:

Major Álvaro Martinelli, Capitão Amilton Turra de Carvalho.

Representando os Policiais Militares do BOPE, Porto Alegre:

Tenente Coronel Douglas da Rosa Soares