Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Vilmar Santos deixa Secretaria de Saúde e intervenção do HCC

Compartilhe:

Vilmar assumiu a pasta em janeiro de 2019. - Fotos: Rita Souza

O prefeito Constantino Orsolin, durante videoconferência na tarde de segunda-feira (1º), anunciou a saída de Vilmar Santos da Secretaria Municipal de Saúde e da função de interventor do Hospital de Caridade de Canela. A reunião síncrona teve participação de coordenadores de setores da rede municipal.

Orsolin ressaltou o empenho de Vilmar, que deixou a Secretaria Municipal de Governança, Planejamento e Gestão para abraçar duas funções. “Nós não podíamos descuidar da Saúde nem do nosso único hospital. Aí o Vilmar me disse que, se não tivesse ninguém, ele toparia o desafio. Ouviu a todos, valorizou as equipes e tocou os trabalhos concomitantemente”, elogiou o chefe do Executivo.

Vilmar assumiu a pasta em janeiro de 2019. Nesse tempo, a Secretaria de Saúde foi marcada pela mudança da sede para a rua João Pessoa, junto com a Farmácia Municipal (uma localização central, próxima a paradas de ônibus, a pedido da comunidade), assim como da Academia Municipal e das Vigilâncias. Outra ação foi a disponibilização de uma unidade móvel na área do Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante (Cadie), para atendimento à comunidade dos bairros Jardim das Fontes, Saiqui e adjacentes.

Não foram deixadas de lado as especialidades médicas, com a ampliação do atendimento à população da zona rural pelo programa Médico no Interior. O trabalho na Saúde também foi destaque com mutirões para consultas e cirurgias eletivas como as de laqueadura e vasectomia, entre outras.

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde havia iniciado os trabalhos contra a pandemia de covid-19, com orientação às equipes e reuniões segmentadas quanto às primeiras medidas protetivas. Entre elas, a tenda do HCC para atendimento a casos gripais, a extensão de funcionamento da UBS Central para outras ocorrências, a distribuição de 45 mil máscaras à população com a realização de barreiras sanitárias, além de outras ações.

HOSPITAL DE CARIDADE

Com a intervenção Hospital de Caridade em abril de 2019, Vilmar Santos adotou medidas de contenção de recursos. Com a verba recebida do Município mês a mês, que permitiu a quitação de débitos trabalhistas dos colaboradores e impediu o crescimento da dívida da entidade, foram adquiridos um aparelho de raio-x, um de ultrassom e, recentemente, um tomógrafo. “Foram medidas ousadas para qualificar a prestação de serviços à comunidade e para gerar mais economia, sendo que não precisaremos mais levar pacientes a outras cidades. O tomógrafo é algo que o hospital nunca teve, que vai permitir a realização de vários exames”, explica Vilmar Santos.

Por fim, ele salientou que todo o trabalho não foi feito sozinho, mas como o apoio dos servidores da Saúde e dos colaboradores do HCC. “Agradeço pela confiança do prefeito e pela colaboração de todos, pois juntos abraçamos as demandas. Muito foi feito, muito ainda há de se fazer, mas temos certeza de que a Patrícia e o Ratinho contribuirão com o Município com sua experiência e terão a possibilidade de fazer um grande trabalho”, disse Vilmar.

PATRÍCIA E RATINHO ASSUMEM

Conforme anunciou o prefeito Constantino Orsolin na videoconferência, a enfermeira Patrícia Valle assume como titular da Saúde, enquanto Milena Santos fica como adjunta. Já o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura Luiz Cláudio da Silva, o Ratinho, dividirá sua pasta com a intervenção do Hospital de Caridade de Canela.

A comunidade conta com a Secretaria de Saúde e com o hospital, e precisamos pensar em cada vez servir melhor. O poder público investe recursos para isso, e tenho certeza de que as pessoas que assumem manterão o compromisso do governo em buscar qualidade e o aperfeiçoamento dos serviços”, disse o prefeito Constantino Orsolin.