Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Gramado – Obras de recapeamento asfáltico são concluídas em diversas ruas

Compartilhe:

O recapeamento asfáltico das ruas Dr. Sturmhoffel e Padre Carmene, no Centro de Gramado, além da Josias Martinho e da rua São Paulo, no bairro Moura, tiveram suas obras concluídas. A obra iniciou em 17 de maio de 2019 e foi concluída em 13 de fevereiro de 2020.

Neste contrato estava prevista a execução do recapeamento asfáltico, que mobilizou um trabalho em conjunto entre a Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado com a Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana, a qual realizou os serviços de remoção do pavimento existente, melhorias na rede de drenagem, colocação de novos meios-fios, serviços de terraplanagem e preparação da base do pavimento.

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, esteve presente nos locais onde as obras aconteceram nesta sexta-feira, dia 19. “Estas obras estruturais trarão diversas melhorias na mobilidade urbana, além de corrigir imperfeições graves nas redes pluvial e de esgotamento sanitário”, comenta.

Conforme a secretária de Obras e Mobilidade Urbana, Simone Cazu, um dos principais problemas que atingia as vias localizadas no Centro da cidade era em relação à estrutura interna e de pavimentação. “Estas duas ruas não possuíam drenagem, ou seja, quando chovia, alagava com frequência, causando transtornos para o trânsito e para os moradores da região. Para resolver essa questão, fizemos em toda a extensão a adequação e redimensionamento da drenagem. Também fizemos consertos nas calçadas em vários pontos. Essas obras trarão diversos benefícios para quem utiliza o caminho e para a comunidade em geral”, afirma.

O recurso utilizado para as melhorias foi através do governo federal, via Ministério do Desenvolvido. O valor total do investimento foi de R$ 218.277,60.

Para a secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado, Simone Bender, as melhorias na mobilidade devem ser ressaltadas. “As melhorias na mobilidade devem ser priorizadas nas ruas do Centro e ruas que fazem ligação entre os bairros, através da recuperação do pavimento, principalmente estas que já apresentavam patologias como trincas, chamadas também de couro de crocodilo”, comenta.

Sobre o recapeamento

– Padre Carmene (Bairro Centro), com extensão de 124,00 metros e largura de 6,00 metros, totalizando uma área de 744,00 m²;

– Rua Dr. Sturmhofel (Bairro Centro), com extensão de 53,00 metros e largura de 9,00 metros, totalizando uma área de 477,00 m²;

– Rua São Paulo (Bairro Moura), com extensão de 163,77 metros e largura de 9,00 metros, totalizando uma área de 1.473,93 m²;

– Rua Josias Martinho (Bairro Moura), com extensão de 96,00 metros e largura de 8,50 metros, totalizando uma área de 816,00 m².

Foto: Carlos Borges