Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Eduardo Leite acerta nas mudanças do Distanciamento Controlado do RS

Compartilhe:

Quem acompanha minha coluna sabe que foi crítico ferrenho do governador Eduardo Leite, nas últimas semanas, mas, como diz o ditado, devemos dar a César o que é de César.

Nesta semana, Leite recuou, abriu espaço para o diálogo com os prefeitos e aplicou mudanças no Modelo de Distanciamento Controlado, algumas, muito sensatas, como a apresentação de defesas pelos municípios e a possibilidade de municípios dentro das regiões de bandeira vermelha poderem aplicar normas mais amenas.

Leite fez o que lhe foi pedido, que simplesmente não governasse com a letra fria da planilha de Excel. E isso deve ser registrado como um avanço político no Estado.

Aulas

Leite deve anunciar esta semana as regras para volta às aulas. A previsão de retorno é a partir da segunda quinzena de julho.

Outra decisão acertada. Passada a primeira semana de julho, que é sempre a com maior índice de internação por síndromes gripais e respiratórias no Estado, a vida precisa voltar ao normal.

Novidades

Uma novidade anunciada pelo governador durante a transmissão desta segunda (22), foi a possibilidade de que municípios sob bandeira vermelha sem registro de hospitalização e óbito por Covid-19 nos últimos 14 dias poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstos na bandeira laranja, desde que mantenham atualizados os respectivos sistemas de informações.

Na sétima rodada, do total de 81 municípios que compõem as quatro regiões sob bandeira vermelha, há 37 sem registro de hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. Nesses locais, caso os prefeitos queiram, poderão adotar medidas estabelecidas na bandeira laranja.

Seria o caso da Região das Hortênsias, caso a Serra se mantivesse em bandeira vermelha.

Além disso, os demais municípios com classificação vermelha poderão adotar protocolos próprios para setores pré-determinados: administração pública, transporte coletivo urbano; e bancos e lotéricas.

Também foram adotados novos protocolos de operação para missas e cultos; academias e clubes esportivos; serviços de higiene pessoal (cabeleireiro e barbearia); e serviços de contabilidade e indústrias. Os detalhes serão divulgados em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado.