Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Temporal causa estragos em Canela. Bombeiros e Obras trabalham para minimizar danos

Compartilhe:

NOTA: A redação do Portal da Folha ficou sem o serviço de energia elétrica e de internet durante a manhã, sendo restabelecidos os serviços há instantes. A cobertura jornalística seguiu sendo realizada e as matérias serão postadas a partir de agora.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

 O chamado “ciclone-bomba” extratropical, que atingiu todo o RS, causou estragos em Canela. Por isso a Prefeitura, por meio da Secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, junto com outros órgãos como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, contabilizam os danos e buscar atender de imediato as situações. “Vamos seguir trabalhando com prioridade para ver todas as situações“, diz o prefeito Constantino Orsolin.

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação também está averiguando as pessoas que tiveram casas destelhadas para tratar de adquirir telhas. De imediato, os bombeiros ajudarão com colocação de lonas (já foram distribuídos 200 metros). Segundo o secretário Osmar Bonetto, o trabalho seguirá sem pausa para fazer um levantamento de quem necessita do material. As necessidades atingem bairros como Vila Miná, Chacrão, Canelinha, Santa Marta, entre outros.

Num levantamento preliminar, pelo menos 20 residências tiveram telhados danificados, além de ruas bloqueadas por queda de árvores e mais alagamentos, segundo o secretário de Obras Luiz Cláudio da Silva, que trabalha com equipes também no Interior.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Canela, Marcelo Fogaça Rodrigues, inicialmente entre as demandas foram constatadas várias quedas de árvores de grande porte: seis em vias públicas, duas em residências e três sobre fios de energia elétrica.

O Corpo de Bombeiros de Canela atua com duas equipes no atendimento das ocorrências. Veja o relatório dos estragos até as 12h de hoje:

– 11 destelhamento de residências familiares, ao qual já forma cobertas por nossas equipes;

– 6 árvores de grande porte em vias públicas, sendo retirada por Bombeiros e Secretaria de Obras;
– 2 árvores de grande porte em cima de residências, sendo retiradas e colocadas lonas;
– 3 árvores, de grande porte, sob a rede de alta-tensão, local isolado, aguardando RGE;
– 7 pessoas já foram buscar lonas no quartel dos Bombeiros, representando 130 metros;
– 1 princípio de incêndio em residência (fogo em lareira) às 11h28min.

– Total de lonas dispensadas: cerca de 200 metros;

– Seis casos ainda aguardam para atendimento em residências.

Fotos: Reprodução