Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Projeto Memórias de São Francisco de Paula retorna com novidades e atividade online

Compartilhe:

O público poderá acompanhar, ao vivo, pela internet, através do Instagram @memoriasdesaochico

A segunda etapa do projeto “Memórias de São Francisco de Paula” retorna em formato online, oferecendo à comunidade uma forma segura de participar da “Roda de Memória” sobre o conjunto patrimonial Hotel Cavalinho Branco e Lago São Bernardo. Um pequeno grupo vai se reunir no tradicional prédio à beira do lago no dia 18 de julho, às 15h, para reviver lembranças e memórias do local.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

O público poderá acompanhar, ao vivo, pela internet, através do Instagram @memoriasdesaochico. O projeto recebe a contribuição dos frequentadores e moradores de São Chico por meio de um formulário online, onde é possível enviar fotos, vídeos ou textos sobre experiências pessoais, curiosidades e lembranças de momentos vividos nesse local tão significativo para a cidade serrana. Os testemunhos devem ser enviados no endereço bit.ly/memoriasdesaochico.

Testemunhos online e distanciamento
Os cuidados de distanciamento levaram o projeto a reduzir a plateia e ampliar a audiência popular. Durante o encontro presencial nas dependências do hotel, cinco convidados do projeto, mediados pela professora Cláudia Duarte, integram a roda de conversa online: as professoras aposentadas Cecília Viana Martins e Ivete Cristina da C. Hoffmann, a professora e pesquisadora Maria Lúcia Teixeira, o engenheiro de produção José Tadeu dos Santos e o médico Moacir Castelo Branco de Albuquerque. Saiba um pouco de cada um deles.

* Cecília Viana Martins, conhecida como tiaCiça, tem 78 anos e conhece bem o município, suas demandas, suas carências e seus pontos turísticos. Sempre participou de movimentos e atividades pelo crescimento de São Chico.

* Ivete Cristina da C. Hoffmann, 57 anos, mora em Cachoeirinha. Visita São Chico desde 1990 e se hospeda no Cavalinho Branco.

* Maria Lucia da Silva Teixeira, pesquisadora, formada em Ciências Sociais, com pós-graduação em Ecologia Humana, pela Unisinos, e Coordenação de Polos EaD, pela UFPEL. Natural de São Francisco de Paula, sua família faz parte da história política do município.

* José Tadeu dos Santos, engenheiro de produção, casado com Ivette Hoffmann, tem 58 anos. Tem paixão pela cidade e uma relação afetiva muito forte com o Hotel e o Lago. Acompanha todos os eventos promovidos pelo município.

 * Moacir Castelo Branco de Albuquerque, médico, sempremorou em São Chico e é filho de família tradicional da região – o médico Bellerophonte de Albuquerque e Lurdes Castelo Branco, casal influente e muito respeitado na cidade. Já foi prefeito e vice-prefeito de São Francisco de Paula e atualmente é vereador.

O Projeto Memórias de São Francisco de Paula tem como objetivo valorizar e estimular o contato das pessoas com o seu patrimônio cultural. A primeira edição ocorreu no distrito de Cazuza Ferreira, no antigo Cine Serrano, espaço que por 10 anos levou o cinema para a comunidade. A Roda de Memória no Hotel do Campo ocorreu no dia 14 de março com a participação de cerca de 80 pessoas.

A terceira e última etapa do Projeto ocorrerá no prédio do Colégio José de Alencar, em data ainda a ser marcada.