Canela,

30 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Leite pode mudar sistema de bandeiras e passar parte das decisões para os prefeitos

Compartilhe:

A segunda (20), iniciou com a possibilidade do governador Eduardo Leite promover mudanças no sistema de Distanciamento Controlado do RS, o qual controla as atividades permitidas no Estado por um sistema de bandeiras, que pode ser mais ou menos restritivo, sob argumento de enfrentamento ao novo coronavírus.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

A informação foi dada com exclusividade pela colunista Rosane de Oliveira, colunista do portal GaúchaZH. Segundo ela, a mudança deve ocorrer a partir de 1º de agosto e vai ampliar o poder de decisão dos prefeitos sobre as atividades permitidas em cada município.

Segundo o próprio governo do Estado, foram 53 pedidos de reconsideração neste último domingo, oriundos de prefeituras e associações de municípios, contra as bandeiras divulgadas na sexta (17).

A colunista reitera que a mudança não significa o fim do Distanciamento Controlado e nem que Eduardo Leite esteja “jogando a toalha”. O governador teria afirmado à jornalista que a mudança no sistema busca ser mais democrático, aumentando a participação dos municípios no sistema de bandeiras.

Prefeitos terão maior responsabilidade

De qualquer maneira, se esta notícia se concretizar, os prefeitos terão maior responsabilidade pela restrição das atividades econômicas em cada cidade, mas, por outro lado, estão, eles, prefeitos, mais próximos da cobrança dos empresários e da população.