Início Meio Ambiente Maior plataforma do mundo com dupla contemplação já é realidade em Canela

Maior plataforma do mundo com dupla contemplação já é realidade em Canela

Parte da montagem da plataforma em aço - Foto (drone): Eduardo Idalino
Continua depois da publicidade

Além do atrativo único, parque terá atenção especial com o meio ambiente

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

A SkyGlass, novo atrativo turístico de Canela, junto ao Vale da Ferradura, já é uma realidade. A reportagem da Folha esteve no local, na última sexta (17) e foi surpreendida com a velocidade da obra e com tudo que está sendo preparado até a inauguração, prevista para o início de novembro.

A imponente plataforma de metal já está praticamente concluída, faltando ainda a colocação do último trecho, que avançará, ainda, 15 metros sobre o vale, após, receberá grades de metal e o piso de vidro, que vai proporcionar uma sensação única.

Abaixo, deslizarão as cadeiras suspensas, na qual o visitante terá, praticamente, uma sensação de voo livre sobre o Vale. É de arrepiar.

Fabrício Medeiros – gerente da SkyGlass Ferradura

Meio ambiente, aliado a tecnologia, é elemento principal do parque turístico

Localizado a 15 km do centro de Canela, distante 6km do Parque do Caracol, o local foi abençoado pela natureza, tendo uma vista privilegiada rodeada por mata nativa.

É neste contexto que a SkyGlass Ferradura pretende aliar tecnologia com a preservação do meio ambiente. O gerente Fabrício Medeiros explica que os animais se sentem em casa no parque.

“Desde o início das obras, tivemos uma grande preocupação com a fauna e flora. Removemos o mínimo possível de vegetação para a implantação do projeto e cuidamos dos animais que aqui habitam”, explicou Medeiros.

Espécies raramente observadas na natureza voltaram a circular pelas trilhas do Parque, sendo flagradas pelas câmeras de segurança. “Espantamos os caçadores e acolhemos os animais”, disse Medeiros. “Teremos totens, ao longo das trilhas, para uma espécia de caça aos pokémon”, brinca o gerente, sobre como tecnologia e natureza estarão unidos no atrativo.

O Rio Caí e a cascata do Arroio Caçador. Uma das vistas proporcionadas a partir da plataforma

Espalhados pelo parque, diversos QR Code poderão ser escaneados pelos visitantes, dando acesso a uma explicação virtual sobre o tipo de vegetação que está sendo contemplada e quais os animais que vivem ao seu entorno.

Com sorte, o turista poderá cruzar com uma família de simpáticos quatis, assim como nossa reportagem na última sexta (17). Mais difíceis de serem avistados, espécies como o esquilo serelepe, o tamanduá bandeira, o veado campeiro e o gato mourisco já foram registrados e catalogados para fazer parte da explanação virtual sobre o ecossistema local.

Família de quatis, livremente pelo parque
Vídeo: Francisco Rocha

A plataforma

A atração, que será única na América Latina e uma de três no mundo, é uma plataforma que avança 35 metros de cumprimento sobre o cânion da Ferradura, com piso de vidro, a 360 metros de altura até o Rio Caí.

Não bastasse esta sensação, de andar sobre o vidro transparente, com a visão do cânion e de todo o vale montanhoso, abaixo da plataforma irá funcionar uma espécie de teleférico, com oito cadeiras suspensas sobre o desfiladeiro.

A expectativa é de que uma média de 2000 pessoas visitem o local por dia, em alta temporada.

Foto: Halder Ramos

Empregos e renda

Segundo o gerente Fabrício Medeiros, o empreendimento vai gerar 50 empregos diretos e aproximadamente 300 empregos indiretos. Além disso, todo o material é adquirido de fornecedores canelenses, salvo produtos que não podem ser adquiridos na cidade.

Atrativo será a maior plataforma do mundo com dupla contemplação.
Foto: Francisco Rocha

Outro detalhe é de que este empreendimento vai gerar cerca de R$ 2 milhões em arrecadação de impostos para os cofres públicos de Canela.

Foto: Reprodução
Atração será única na América Latina