Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Defesa Civil esclarece sob vazamento da Barragem de Laranjeiras, em Canela

Compartilhe:

No dia 30 de julho, a Prefeitura Municipal de Três Coroas foi comunicada por empresas de Rafting e populares sobre um vazamento na comporta da barragem abandonada em Canastra-Laranjeiras.
No local, foi constatado que se trata da comporta da sala de máquinas. O município de Canela foi notificado para que auxiliassem na comunicação das autoridades competentes, sendo elas, a Defesa Civil de Canela e Três Coroas, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Defesa Civil Estadual para que fornecessem um parecer sobre o acontecido.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Em parecer, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Departamento de Recursos Hídricos constaram que o vazamento de água através da comporta da barragem situa-se abaixo da casa de máquinas projetada, porém nunca instalada.
Ainda segundo relatos, a situação não havia ocorrido em outros momentos, tendo seu início com as fortes chuvas que atingiram o estado no início do mês de julho.

Outro ponto relatado é o frequente vandalismo contra a barragem, segundo populares, a barragem é alvo de lançamento de rojões em suas galerias e partes internas.

O parecer diz que provavelmente, a situação foi desencadeada após as chuvas, tendo o risco de esvaziamento da barragem em chances mínimas.

A Defesa Civil do Município de Três Coroas, está fazendo monitoramento diário na Barragem das Laranjeiras para que se possa observar alguma modificação no vazamento e manter informada a população de Três Coroas e as autoridades competentes, caso ocorra alguma alteração.

Por fim, foi afirmado que caso a barragem estivesse em pleno funcionamento, o volume de água que sai da comporta seria algo normal.