Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Gaste menos do que você ganha • Juliana Alano #4

Compartilhe:

Caro leitor, tem coisas que parecem muito óbvias para serem ditas, como por exemplo, nunca gaste antes de receber, nunca gaste tudo que receber e nunca gaste mais do que receber. Entretanto, se isso fosse tão simples 67% dos brasileiros não estariam endividados, 85% se quer sabem como investir e 47% não tem nenhuma reserva financeira.

SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

O que quero chamar sua atenção hoje é o que nos leva gastar muito além do que podemos. Fato consumado é que devido a falta de educação financeira as pessoas não sabem lidar com o famoso crédito e não aceitam viver de acordo com seu padrão de vida.

Tenho certeza que não deve ser o seu caso, mas muitos usam o limite do cartão como extensão do seu salário, assim como o cheque especial (limite bancário), créditos fáceis que custam um valor muito alto para seu bolso.

ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

Só por curiosidade, a taxa de juros do cartão de crédito no Brasil é a mais alta do mundo e as operadoras adoram quando você paga apenas o valor mínimo da fatura, um convite tentador para o desastre da sua vida financeira em um destino bem próximo.

E quando falamos de padrão de vida nos referimos as despesas que nossos ganhos são capazes de suportar. Quanto mais ganhamos mais gastamos, só que quando ocorre o contrário as pessoas não gostam, até porque precisam manter um “status”, alguns por necessidade de aprovação social, acabam vivendo uma vida infeliz tentando parecer aquilo que não são.

Leia também a coluna da semana passada!

Já dizia meu amigo escritor Erasmo Vieira “Muita gente gasta o dinheiro que não tem, comprando algo que não precisa, para mostrar para uma pessoa que não gosta que é melhor que ela”.

Não passe uma vida tentando parecer rico, viva uma vida com propósito e feliz. O primeiro passo? Fazer e acompanhar bem de perto seu planejamento financeiro.

Destine parte de sua renda para suas despesas diárias, bem como para reserva financeira e investimentos. O equilíbrio é a chave para uma vida com qualidade. Seja RICO também daquilo que o dinheiro não pode COMPRAR!