Segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas voltam a cair no Estado, principalmente pela manhã desta quarta (19). Uma frente fria que atua no Sul do país também deixa o tempo instável nas regiões norte e leste do Estado, incluindo a Região Metropolitana.
Em algumas cidades, a chuva até pode ser mais forte, porém, não há previsão de acumulados muito expressivos.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!
Já na quinta-feira (20), vem o grande destaque da semana: a possibilidade de neve. No momento, as chances são restritas às cidades da Serra, no período da noite, especialmente em Cambará do Sul, São José dos Ausentes e proximidades — devido à associação entre a baixa temperatura e a umidade presente na região.
Com a massa de ar polar ganhando força, as máximas também despencam e, mesmo com sol, a sensação de frio predomina em todo o Estado.
Nesta quarta, a temperatura pode variar entre 8°C e 4°C, já amanhã (19), a previsão de chuva é de 2mm e a temperatura fica 8°C e 1°C. Na sexta-feira, o sol deve voltar e a temperatura subindo gradativamente no final de semana.
Corpo de Bombeiros alerta sobre risco de incêndios por falta de manutenção em equipamentos de fogões, lareiras e calefatores
Com a queda da temperatura, é comum o aumento no uso de fogões a lenha, lareiras, estufas e calefatores. Por esse motivo, o CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) alerta sobre a manutenção e limpeza de equipamentos como os canos, que neste ano, em muitas ocorrências foi o estopim de grandes incêndios que destruíram completamente residências.
A limpeza do equipamento é simples e fácil, podendo ser realizado pelo proprietário.