Canela,

15 de julho de 2024

Anuncie

Rotary quer implantar ecobarreiras no Parque do Lago

Compartilhe:

A grade coletora seria instalada no vertedouro, evitando que o lixo entrasse no canal

O Rotary Clube de Canela trabalha em projeto ecológico que, se implantado, vai beneficiar muitos canelenses, a colocação de ecobarreiras no Parque do Lago.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

O projeto foi idealizado pelo rotariano Dirceu Luiz Schimit e desenvolvido em parceria com Maristela da Rosa, tecnóloga em Gestão Ambiental e Especialista em Educação para a Sustentabilidade.

A ideia é simples e muito eficiente e, de acordo com ustudo sobre o Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, estima-se que 80% dos resíduos, em média, sejam capturados pela ecobarreira.

A proposta é instalar o equipamento em três pontos, dois em entradas de efluentes no lago e um no vertedouro. Os resíduos sólidos (lixo) entram na drenagem ao serem carreados pela chuva e vento para dentro das bocas de lobo, ou através do descarte direto dentro dos canais abertos que cortam a zona urbana e acabam depositados no leito dos canais, lagos e arroios.

Além disso, os moradores do entorno do arroio que se forma após o vertedouro do Parque do Lago, sofrem frequentemente com os alagamentos que ocorrem principalmente, pelo acúmulo de matéria orgânica oriunda de esgotos domésticos e também pelos materiais sólidos, como garrafas, isopor, sacolas, pneus, entre outros, que acumulam-se dentro do curso d’água.

Vale salientar que o Parque do Lago é o ponto de encontro de muitas famílias e merece ser bem cuidado.

Como funciona:

As ecobarreiras são estruturas flutuantes ou fixas dentro do curso d’ água que impedem que o lixo seja carreado para o lago e para o curso d’água após o vertedouro.

Após, os resíduos são retirados periodicamente das barreiras e encaminhadas a um destino licenciado.

Rotary procura parceiros:

Segundo o Rotary Clube de Canela, a Prefeitura Municipal deu o aval pra a colocação das ecobarreiras, mas no momento não possui recursos financeiros para auxiliar no projeto.

Assim, o clube de serviço, com mais de 50 anos de atuação na cidade, está buscando parcerias pra viabilização e implantação do projeto.

Interessados podem entrar em contato com os rotarianos de Canela.