Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Canela – Escolas, comércio e comunidade engajados na 2ª Semana da Inclusão e Acessibilidade

Compartilhe:

Atos de conscientização pelas ruas de Canela já estão chamando a atenção

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

“São só 5 minutinhos”, “É rapidinho”, “É a única vaga”. Essas são algumas das frases que estamparam os cartazes afixados em cadeiras de rodas que foram colocadas em frente à Catedral de Pedras de Canela na manhã de sábado, 22. A ação se repetiu no domingo, 23, na rua lateral junto a praça João Corrêa, no Centro da cidade, integrando a programação da 2ª Semana da Acessibilidade e Inclusão de Canela. No ano passado, as cadeiras foram colocadas nas vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais. Neste ano, a ideia é ocupar espaços de grande circulação de pessoas da comunidade e turistas, buscando impactá-los.

REFLEXÃO

Com o tema “Colorindo e Espalhando essa Ideia”, o evento tem como propósito trazer para a reflexão a promoção da acessibilidade por meio da sensibilização, do despertar do senso crítico e da empatia, além de fomentar o turismo inclusivo na região. “A gente entende que ainda há muito o que fazer, mas também percebemos alguns avanços, como o fato de muitas pessoas que não saiam de casa por falta de acessibilidade, hoje permitirem-se, pois através de algumas leis municipais a cidade passou por melhorias neste sentido”, reflete Jonas Ludwig. Ele integra a Associação Canelense de Pessoas com Deficiência Física (ACPDF) e está envolvido nas ações planejadas para a 2ª Semana da Acessibilidade e Inclusão.

BENEFICIA A TODOS

Criar soluções em acessibilidade não significa beneficiar apenas os portadores de necessidades especiais. “Muitas pessoas pensam que o nosso trabalho é somente em causa própria, mas não é. Buscamos melhorias para beneficiar aos idosos, as pessoas que momentaneamente estão com alguma limitação e até mesmo mães e pais que andam pelas ruas com os carrinhos de bebê. Todos merecem circular com segurança”, explica Jonas.

PROGRAMAÇÃO
A 2ª Semana da Acessibilidade e Inclusão de Canela foi reformulada para se adequar as limitações impostas pela pandemia, mas terá diversos desdobramentos durante essa semana. Locais como farmácias, lotéricas, bancos, mercados e a estação rodoviária receberão uma exposição com desenhos feitos por alunos da rede municipal que trouxeram seu olhar para o tema acessibilidade. “Envolver as crianças é muito importante. Eu acredito que a mudança virá dessa nova geração, pois as crianças exercem um papel muito ativo, cobrando os pais sobre diversos temas que trabalham em sala de aula”, conta Jonas. A programação das Lives realizadas pela Secretaria de Turismo e Cultura de Canela exibirá os desenhos como forma de ampliar a visibilidade para o tema. Além disso,também  irá expor digitalmente 20 trabalhos por dia em seus canais digitais e disponibilizá-los a todos os parques e hotéis da cidade que estão cadastrados na Central de Informações Turísticas de Canela para que os mesmos utilizem este material e participem deste movimento de conscientização.