Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Inclusão e Acessibilidade no Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Compartilhe:

12ª edição contará com a consultoria da startup Semearhis com ações que promovam a Inclusão de forma assertiva

A inclusão e a acessibilidade estarão presentes no 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que acontece de 1º a 12 de outubro. Com o propósito de levar a experiência cultural-gastronômica para o maior número de pessoas possível, a edição deste ano ampliará os recursos de inclusão social. Para realizar ações assertivas, o evento conta com a consultoria da Semearhis, startup de Impacto Social voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão das PcD (Pessoa com Deficiência) no mercado de trabalho e no desenvolvimento de projetos de acessibilidade para empresas e eventos.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Através dessa parceria e com a necessidade de adaptação e reformulação do Festival para esse ano, o formato online da Cozinha Experimental permitirá atingir um público ainda maior com a transmissão e interpretação em LIBRAS de cinco oficinas gastronômicas por intérpretes surdos e ouvintes. Gravadas na cozinha do SENAC Gramado, as aulas serão disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, antecedendo a realização do evento. Além disso, tanto o Festival como os chefs participantes das oficinas receberão sinal em LIBRAS, que será disponibilizado no glossário da Semearhis.

Durante o Festival, os restaurantes contarão com profissionais treinados em Libras para receber e atender pessoas com deficiência e seus familiares. Tanto a programação como os cardápios serão disponibilizados com tradução em Braile, além de Audiodescrição e Narração, tecnologia assistiva que traduz imagens em palavras, tornando produtos visuais acessíveis às PcDV (Pessoa com Deficiência Visual), intelectual, disléxicos, autistas, entre outros públicos.

As principais informações divulgadas nas redes sociais do Festival terão uma legenda que descreve as imagens com #Pratodosverem, além de depoimentos de participantes com tradução e interpretação em LIBRAS. Já os materiais visuais contarão com uma consultoria sobre gestão de qualidade daltônica.

A Semearhis também disponibilizará para o Festival uma Caixa Sensorial Olfativa, um projeto-piloto da startup para inclusão de cegos, surdocegos e deficientes de baixa visão.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado, através da realização da Gramadotur, com correalização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Região das Hortênsias, o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado acontece de 1º a 12 de outubro com o tema “Do Produtor à Mesa”. O Festival contará com jantares especiais em restaurantes da cidade, atrações culturais e oficinas gastronômicas online e seguirá todos protocolos de segurança e higiene estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), Governo do Estado do RS e Governo Federal juntamente com a vigilância sanitária municipal e Abrasel Hortênsias.