Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360Graus: Semana movimentada na redação

Compartilhe:

Tivemos uma semana bem corrida aqui na redação da Folha/Portal da Folha.

Além das tradicionais pautas de hard news, que envolvem a cobertura das editorias de segurança e também a atualização diária das ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, nos dedicamos a cobertura de algumas ações presenciais, algo que não acontecia, desta forma, há algum tempo.

Sinal que algumas atividades já estão migrando novamente do on-line para o presencial.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Talento, fibra e coragem…

Tem uma canção de Anomar Danubio Vieira, gravada por Cesar Oliveira e Rogéri Melo, que eu gosto muito. Tem um trecho que diz “talento, fibra e coragem não se compra, nem se empresta”.

E não se compra mesmo.

Tivemos, esta semana, um evento-teste promovido pelo Convention que mostrou que já podemos retomar, gradativamente, alguns eventos presenciais.

Do lado do poder público, o Sonho de Natal de Canela apresenta protocolos e normas para a realização dos espetáculos com público.

Ainda, a notícia que as aulas também estão por voltar escalonadamente.

São sinais de que, mesmo devagar, estamos nos movimentando como cidade e região para retomar a economia, com a expectativa que nos próximos meses teremos uma redução de casos de Covid-19 e uma terra fértil para a retomada do turismo.

Fica o registro, do talento, fibra e coragem, do Convention, com Eduardo Zornanello a frente deste processo, e do Sonho de Natal, puxado pelo secretário de Turismo, Ângelo Sanches.

Aí que eu me refiro!

Sonho de Natal propõe atividades ao ar livre e com distanciamento

Em uma atitude pioneira no País, o Sonho de Natal de Canela apresenta ideias e protocolos de distanciamento, os quais podem permitir as atividades presenciais para turistas e comunidade.

As imagens são de estudos para evitar aglomerações que podem ser utilizadas no evento. São quatro as alternativas e o uso vai depender do momento da pandemia durante a realização do evento.

Foto: Desenho Cênico

Só pela bandeira amarela

Já faz duas semanas que o DashBoard do Governo do Estado, que mostra a situação dos leitos hospitalares do RS, aponta que algumas regiões já poderiam estar em bandeira amarela, mas era necessário passar o gatilho de permanência de duas semanas na mesma bandeira (no nosso caso, macrorregião da Serra, em laranja), para descer ao nível de menor restrição.

Se as posições do Governo do Estado levam mais em conta os dados do que a política, já teremos algumas regiões em bandeira amarela, no mapa preliminar do distanciamento controlado, nesta sexta (04).

Teoria da conspiração

Outro dia destes um leitor disse que eu não sou deste mundo, comentando em um post na página do Portal da Folha, no Facebook, isso porque a posição deste colunista não é a de espelhar o medo, nem de ficar tocando o horror com manchetes alarmistas.

Fica claro que o grande desafio da iniciativa privada e do poder público, nesta retomada após a paralisação das atividades, será combater a onda de medo, as fake news e a resistência que algumas pessoas têm para voltar ao trabalho.

Acredito que ainda levará algum tempo para nos livrarmos das máscaras e precisaremos, ainda por mais alguns meses, manter o distanciamento e seguir com o uso do álcool gel.

Mas, pelo que temos presenciado e o mundo vem nos mostrando, é possível retomar com responsabilidade e segurança as atividades econômicas.

E vem aí: Eleições 2020

Com ou sem pandemia, vem aí as eleições. Partidos e pré-candidatos já se movimentam nas redes sociais. Estamos preparando uma cobertura bem diferente, neste ano, para o Portal da Folha.

E você sabe, já está costumado a ler primeiro por aqui, a ver primeiro por aqui, pois somos pioneiros na cobertura jornalística digital na Região.