Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Gramado retomará atividades esportivas a partir desta quarta-feira (16)

Compartilhe:

Tão logo divulgado o decreto estadual nº 55.482 desta segunda-feira, dia 14, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, se reuniu com o Prefeito, Fedoca Bertolucci, com o gestor do Gabinete de Crise, Anderson Boeira, e com o diretor da Vigilância Sanitária do município, Sergio Spannemberger, para tratar sobre os protocolos de retomada das atividades esportivas em Gramado.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

No município será permitida a reabertura de ginásios e clubes esportivos a partir desta quarta-feira (16). A normativa estadual define que os locais devem permitir apenas 50% dos trabalhadores, e que após 14 dias sem bandeira vermelha ou preta, ficam permitidos esportes coletivos exclusivamente em quadras esportivas, sem público, com intervalo de 1 hora entre os jogos e uso intercalado das quadras, para evitar aglomeração e permitir higienização.

O governo ainda esclarece que, no caso das quadras, vale a bandeira determinada pelo Estado, não a da cogestão. Ou seja, em caso de classificação à bandeira vermelha ou preta, as atividades nestes locais serão interrompidas imediatamente.

Outras atividades, como bocha, bolão e carteado estão permitidas, desde que seja utilizada máscaras e não tenha público.

Já os locais de entretenimento, copa ou bar inseridos em restaurantes devem seguir os protocolos específicos do setor gastronômico.

Vale ressaltar que essa medida não muda a proibição de locais públicos. Assim, quadras públicas em praças permanecem fechadas, devido aos protocolos sanitários. Também continuam proibidos o uso de espaços de entretenimento, como churrasqueiras, praça infantil, etc.

COMPETIÇÕES
As competições devem ser retomadas a partir do final do mês de Setembro. As datas estipuladas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer são 27 para o retorno do futebol da primeira divisão de campo, e 29 deste mês para a terceira divisão do futsal.

ITENS OBRIGATÓRIOS NOS ESPAÇOS EM GRAMADO:
– Uso de máscaras por todos os ecônomos e funcionários das quadras, além de atletas que não estiverem jogando;
– Disponibilização de álcool em gel 70% na entrada, saída, bar e todos os espaços;
– Sabonete líquido nos banheiros;
– Higienização constante dos ambientes por parte dos ecônomos e equipes;
– Saída imediata dos atletas, dos ambientes, após o uso do horário;
– Portas e janelas sempre abertas com ampla ventilação dos locais;
– Orientação e fiscalização dos ecônomos e equipe para os esportistas sobre a importância do distanciamento e da não aglomeração nos locais;
– Sinalização nos locais incentivando ao uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento mínimo;
– Proibido o uso dos vestiários nestes locais;
– Proibido público nas arquibancadas;
– Poderão circular dentro do bar apenas os ecônomos e funcionários;
– Estão proibidas confraternizações.

Foto: Carlos Borges